Adiado julgamento de Protógenes no Conselho de Ética

O Conselho de Ética adiou para a próxima terça-feira (10) a reunião que decidirá sobre a abertura de processo contra o deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP). A reunião, marcada para esta quarta-feira (4) à tarde, foi suspensa em função do início das votações em Plenário.

Antes da suspensão da reunião, Protógenes fez um pronunciamento de defesa e negou envolvimento com a organização do contraventor Carlos Augusto Ramos. Ele lembrou que foi um dos autores do pedido para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar Carlinhos Cachoeira e que, portanto, seria incoerente atribuir a ele qualquer relação com o esquema.

Leia também:
Conselho de Ética julga Protógenes com dois votos diferentes

O PSDB, autor da representação, acusa Protógenes de ligação com o contraventor Carlos Cachoeira, em razão de conversas (gravadas pela Polícia Federal) que manteve com o ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, considerado o "araponga" do esquema.

Delegado da Polícia Federal (PF), Protógenes disse ter conhecido Dadá em 2007, durante um trabalho envolvendo os serviços de inteligência da PF e da Aeronáutica. Segundo ele, na época não havia nada que desabonasse a conduta do ex-sargento.

Protógenes disse ainda que a aprovação do parecer do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), a favor da abertura do processo, já seria sua condenação política.

A reunião deveria ser retomada após as votações no Plenário, mas as discussões se
estenderam pela noite adentro, impedindo a retomada.

Da Redação em Brasília