Marisa de verdade, sem ilusão

Generosidade, leveza, sensualidade, dedicação, honestidade, educação, bom humor, concentração, técnica, intuição, muito trabalho e talento. Junte tudo e o resultado é “Verdade Uma Ilusão”, a nova turnê de Marisa Monte. Para quem quiser conferir o espetáculo que tem lotado o HSBC Brasil todas as noites em que ela pisa no palco, em São Paulo, ainda dá tempo.

Por Deborah Moreira, do Portal Vermelho


Marisa Monte no sábado (30), no HSBC Brasil, onde apresenta sua turnê Verdade Uma Ilusão em S. Paulo/ foto: Deborah Moreira

Aos 45 anos, comemorados no show de domingo (1º), a cantora carioca emociona com um show maduro, com arranjos mais densos e uma Marisa cheia de sensualidade e de braços abertos ao público, que entoa seus versos recheados de nananãs pela casa de espetáculos paulistana, onde fica em cartaz até 15 de julho. Em seguida, a turnê que já passou por Porto Alegre, Curitiba, vai para o Rio de Janeiro, no Vivo Rio, entre 23 de agosto e 2 de setembro.

Mais solta, dialogando com o público e contando histórias deliciosas. Porém, sem abandonar a técnica que lhe deu a fama de profissional exigente e rigorosa. No setlist para cantar do começo ao fim, uma combinação harmoniosa entre canções do novo disco, “O que você quer saber de verdade”, e sucessos como O Que Me Importa e Gentileza, do álbum “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor”, de 2000, e clássicos como Diariamente e Beija Eu de seu primeiro disco, "Mais", de 1991.

Abertura arrebatadora


Cenário concebido por Luiz Zerbini, da abertura da turnê Verdade Uma Ilusão / foto: divulgação

Uma dessas simbioses é sentida na abertura arrebatadora do show, com os versos de Blanco, do disco "Barulhinho Bom" (de 1996), e O Que Você Quer Saber de Verdade, primeira faixa do CD de mesmo nome. Juntas, as músicas contam uma história de final feliz. Marisa canta a felicidade, a paz, a natureza e a verdade.

Até para falar da separação que viveu, a atmosfera é de tranquilidade na balada romântica Depois, composição sua com os antigos parceiros Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. É quando ela encarna um Roberto Carlos dos anos 1960 e faz bater mais forte os corações da plateia.

No repertório, ainda há um sucesso pra lá de romântico da diva italiana Mina Mazzini, Sono Como Tu Me Vuoi, interpretado de maneira visceral, com direito a letra em italiano para acompanhar, seguindo o movimento sensual da cantora. Pela primeira vez, ela interpreta a canção ECT, que compôs com Nando Reis e Carlinhos Brown.

"Essa canção foi gravada pela Cássia [Eller] e ela se apropriou tanto dela, que nunca havia cantado antes. Ela era uma referência para mim, sinto muito sua falta. Hoje canto em homenagem a ela. Salve Cássia", exclama Marisa Monte, durante a apresentação.


Cenário para a canção Cotidiano, do artista José Damasceno / foto: divulgação

A direção do trabalho musical é de Leonardo Netto e Claudio Torres (que sempre estão com Marisa), com curadoria de Luisa Duarte, direção de arte de Batman Zavarese e cenografia de Marcelo Lipiani, Junto com ela estão músicos de primeira com direito a um quarteto de cordas e o “power trio” Lúcio Maia, guitarrista, Pupilo, baterista Pupillo e Dengue, baixista, da banda pernambucana Nação Zumbi, que pegou emprestado, mas que promete, publicamente, devolvê-los algum dia.


Uma artista como Marisa nem precisava, mas há de se mencionar que as novas Ainda Bem e Depois compõem atualmente a trilha sonora de duas novelas globais. As faixas falam de um encontro e de uma separação, respectivamente, como define a compositora.

Quer mais? Para emoldurar suas músicas para fadas dançarem, obras de arte são projetadas no palco, além de vídeos ao fundo e um jogo de luzes, criando ambientes tridimensionais. Um cenário para cada uma das 24 músicas que compõem a turnê, sendo 19 autorais – de parcerias conhecidas como já citadas, além de Rodrigo Amarante, Davi Moraes, Dadi, Pedro Baby e Julieta Venegas. Ao final do espetáculo, Marisa Monte faz questão de mencionar,. um a um, os 16 artistas brasileiros contemporâneos autores das projeções, como Luiz Zerbini, Tunga e seu parceiro e amigo Arnaldo Antunes. Tudo isso, sem tirar do foco o prato principal: ver, ouvir e sentir Marisa Monte de verdade, sem ilusão.

Confira o resultado da mistura das letras de Blanco e O que você quer saber de Verdade:

“Me vejo no que vejo,
Como entrar por meus olhos
Em um olho mais límpido
Me olha o que eu olho
É minha criação
Isto que vejo
Perceber é conceber
Águas de pensamentos
Sou a criatura do que vejo “ (Blanco)

“Vai sem direção
Vai ser livre
A tristeza não
Não resiste
Solte os seus cabelos ao vento
Não olhe pra trás
Ouça o barulhinho que o tempo
No seu peito faz
Faça sua dor dançar
Atenção para escutar
Esse movimento que traz paz
Cada folha que cair,
Cada nuvem que passar
Ouve a terra respirar
Pelas portas e janelas das casas
Atenção para escutar
O que você quer saber de verdade” (O que você quer saber de verdade)

Vídeo da canção Depois, com cenário usado na turnê Verdade Uma Ilusão:

Serviço – Turnê Verdade uma Ilusão de Marisa Monte

S. Paulo no HSBC Brasil, Rua Bragança Paulista, 1.281, Chácara Santo Antônio, tel. 4003-1212. 5ª, 21h30; 5ª à sáb às 22h; dom. 20h. Ingressos entre R$ 120 e R$ 320. Até 15/7

Rio no Vivo Rio, Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, 5ª às 21h30, 6ª e sáb às 22h, dom às 19h. De 23/8 até 2/9