Bahia é o primeiro estado a sediar o Salão do Chocolate

Na próxima sexta-feira (6/7) começa em Salvador, no Centro de Convenções da Bahia, prosseguindo até domingo (8), o Salon Du Chocolat, evento que acontece anualmente em Paris, na França, e outras capitais mundiais, e, pela primeira vez, será realizado na América Latina, em um país produtor de cacau. Chocolatiers, chefs que trabalham com chocolate, produtores e empresários vão conhecer o diferencial da amêndoa baiana.

Nesta terça-feira (3), uma comitiva composta por 34 chocolatiers da França, Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Dinamarca, Japão, Costa do Marfim e São Thomé e Príncipe visitou a Fazenda Santa Cruz, no distrito de Taboquinhas, no município de Itacaré, onde conheceram o processo produtivo do cacau. Alguns dos empresários vão participar do salão.

Para o organizador do Salão na Bahia, Diego Badaró, esta é a oportunidade para discutir o futuro do cacau e do chocolate, além de formas de agregar valor à produção. “Pela primeira vez o Salão acontece em um país produtor e, com isso, vamos poder colocar os produtores baianos em contato com os melhores chocolateiros do mundo. É um momento em que todas as atenções do mundo do chocolate estão voltadas para o estado”.

O criador da marca Salon du Chocolat, François Jeantet, afirmou já ter visitado a Bahia, mas ficou encantado com a paixão com que o cacau é produzido. “Sinto o renascimento do cacau, muito ligado ao meio ambiente. Estou voltando agora ao estado com meus amigos para que conheçam este processo também”.

Momento histórico

De acordo com ele, “a Bahia reúne todas as condições para produzir chocolates finos, e a vinda de chocolateiros internacionais para investir em fábricas aqui é questão de tempo”.

Segundo a Câmara Setorial do Cacau, já são mais de 32 mil produtores baianos, responsáveis por 70% da produção nacional, o que representa 160 mil toneladas de amêndoa por ano.

Fonte: Secom/Bahia