PT decide romper com Márcio Lacerda (PSB) e lança candidato em BH

Uma verdadeira reviravolta aconteceu no xadrez eleitoral em Belo Horizonte. O PT mudou radicalmente seu posicionamento e numa decisão da direção municipal retirou o seu apoio à reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB). Ao mesmo tempo, os petistas definiram por llançar uma candidatura própria na capital.

O estopim da crise foi a decisão aprovada na convenção do PSB em negar coligação na chapa proporcional com o PT, uma das condições estabelecidas para se viabilizar a aliança. Porém, o processo de separação faz parte de um movimento maior. Tem relação com a disputa por espaço estabelecida pelas duas siglas a nível nacional. Apesar de o rompimento petista ter razões peculiares do município, não deixa de ser uma resposta petista ao rompimento do PSB com os petistas em Recife e Fortaleza.

Após a decisão da instância municipal, nesta segunda-feira (2), a executiva estadual do PT decidiu acatar a posicionamento de romper com o prefeito e apoiar a candidatura própria. Aprovou pelo lançamento do ex-ministro Patrus Ananias, que disse já estar se preparando para a disputa.

Falta unidade

Para variar, o PT ainda não chegou na sua unidade. No mesmo momento em que a executiva estadual se reunia e definia pelo nome de Patrus, o presidente do comitê municipal, Roberto Carvalho, que é atualmente vice-prefeito, inscrevia no TRE seu próprio nome como candidato. Nesta terça-feira, o imbróglio será discutido em São Paulo, junto com a executiva nacional do PT.

O presidente estadual do partido, deputado federal Reginaldo Lopes, informou que o rompimento com o PSB é definitivo e que todos os petistas que integram a administração municipal deixarão os cargos. Reginaldo disse que os socialistas não cumpriram o acordo estabelecido para a composição, como, por exemplo, não realizar a coligação na chapa de vereadores.

Reginaldo foi além e acusou o prefeito de ter optado por uma aliança com o PSDB de Aécio Neves, que já participa da aliança desde 2008. "Entendemos que o prefeito escolheu pelo projeto falido do PSDB e pelo ‘príncipe’ Aécio Neves. Ele rompeu conosco um combinado, então, vamos com força para a disputa", garantiu.

Ainda nesta segunda-feira, membros da direção do PT mineiro começaram a procurar possíveis aliados para sua nova empreitada. Procurou as direções do PCdoB, PRB, PMDB, PDT e outros. O PMDB já lançou a candidatura do deputado federal Leonardo Quintão, tendo como vice o presidente do PDT mineiro, Mário Heringer.

Posição do PCdoB

Já o PCdoB, reuniu sua direção municipal nesta segunda-feira à noite para analisar a novo quadro estabelecido. Depois de disputar com candidatura própria em 2008, os comunistas começaram a participar do governo Lacerda desde o ano passado e aprovou em sua convenção o apoio à sua reeleição.

A decisão tomada pelos comunistas é de definir um posicionamento até a próxima quinta-feira, data limite para o registro no TRE. Nesta terça à tarde, uma comissão se encontra com o presidente nacional Renato Rabelo e membros da direção nacional em uma reunião em São Paulo que vai debater o tema.

Segundo a presidenta do PCdoB em Minas, a deputada federal Jô Moraes, como a decisão de apoiar o governo e a reeleição de Márcio Lacerda partiu de um entendimento nacional, “com o novo quadro que se estabeleceu temos que tomar uma posição conjunta com a direção nacional e por isso hoje à tarde realizaremos esse diálogo”.

A presidenta do comitê municipal, Dalva Stela, que também participará da reunião, lembrou que o PCdoB já tem uma posição tomada em convenção, de apoiar Márcio Lacerda. “Mas estamos observando os novos acontecimentos para buscarmos um melhor posicionamento”.

De Brasília,
Kerison Lopes