Piloto é afastado pela FAB

O piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvido no acidente do último domingo (1º/7) na Praça dos Três Poderes durante a solenidade de troca de bandeiras, está temporariamente afastado das atividades aéreas e vai passar por uma avaliação operacional, segundo informações da Aeronáutica.

Os danos causados durante o sobrevoo de caças da FAB ocorreram quando uma das aeronaves atingiu a velocidade de 1,1 mil km/h, segundo a Aeronáutica. A velocidade não rompeu a barreira do som, mas a quantidade de massa de ar deslocada foi suficiente para romper as vidraças , explicou o órgão.
Prejuizos
Ao todo, 65 vidros foram quebradas, o que equivale a 320 m². As novas janelas serão do mesmo modelo das que quebraram. O Supremo Tribunal Federal (STF) não considerou necessário instalar blindex depois do episódio da troca da bandeira. O valor do prejuízo calculado pelos técnicos do STF no acidente é de aproximadamente R$ 35 mil.
Os aviões faziam demonstrações com voos rasantes durante a troca da Bandeira Nacional e provocaram uma onda de choque nos vidros do STF, que fica ao lado do pavilhão na Praça dos Três Poderes. Dezenas de vidraças foram quebradas tambem no Palacio do lanalto.
Os reparos devem começar nesta terça-feira e serão realizados pela empresa que já presta serviço de manutenção para o STF. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até 15 dias. A FAB irá arcar com as despesas.