Estrangeiro vê Brasil preparado para megaeventos, diz Embratur 

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, apresentou nesta terça-feira (3), em Brasília, os principais resultados da “Pesquisa de Percepção do Brasil por Estrangeiros Durante a Rio+20”. Sobre os serviços e infraestrutura turística apresentados pelo país, 81% dos visitantes estrangeiros disseram que o país já está ou estará preparado para sediar os megaeventos programados os próximos anos”, disse Dino.

“Os resultados mostram que as belezas naturais, a personalidade do brasileiro e a hospitalidade são as características nacionais mais marcantes”, destacou Flávio Dino, ao anunciar o resultado do estudo, feito sob encomenda da Embratur, pela FSB Pesquisa, durante a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro, referente aos preparativos do país para os jogos da Copa das Confederações de 2013, à Copa do Mundo da FIFA 2014 e aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Para o presidente da Embratur, a pesquisa mostra que o trabalho de preparação para os megaeventos está no caminho correto e aponta itens em que é necessário reforçar ações. “É importante ter instrumentos que avaliem o trabalho realizado até hoje e qual direção devemos tomar para atender cada vez melhor o turista. O Brasil tem uma agenda positiva pela frente, que inclui a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, e a imagem do país que ficará após esses eventos será um de nossos principais legados”, disse Dino.

Elogios e críticas

Quando perguntados sobre a visita ao país, 68% disseram que a experiência correspondeu ou superou as expectativas. Dos entrevistados, 59% ressaltaram que a imagem que tinham do Brasil melhorou após a visita. E quando perguntados sobre o interesse de retornar, 97% responderam que pretendem voltar.

Os itens avaliados negativamente são preços, dificuldades com a língua e o trânsito, tendo este último atingido a pior avaliação: 81% julgaram como ruim ou muito ruim. A sinalização também merece atenção, já que apenas 41% avaliaram entre bom e muito bom e 31% como regular.

Ao todo, foram entrevistadas 228 pessoas, entre delegados e jornalistas estrangeiros, de 42 países, entre aqueles de regiões com maior percentual de emissão de turistas para o Brasil, ou seja, América do Sul, América do Norte e Europa. A pesquisa buscou saber o que eles acharam dos atrativos e serviços turísticos oferecidos pelo país. O objetivo é definir quais os pontos fortes e quais os desafios que ainda restam para a organização dos próximos megaeventos.

Da redação em Brasília