Servidores do GDF vão à Justiça contra divulgação de salários

O Governo do Distrito Federal e servidores do DF devem começar uma guerra judicial em breve. Na sexta-feira passada, o […]

O Governo do Distrito Federal e servidores do DF devem começar uma guerra judicial em breve. Na sexta-feira passada, o Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta) conseguiu uma liminar para que nomes e contracheques de funcionários do GDF sejam retirados da internet.
No entanto, apesar de afirmar que ainda não foi notificado oficialmente, o GDF afirma que irá recorrer da decisão. De acordo com a Secretaria de Transparência e Controle (STC), assim que o governo for notificado, irá retirar as informações do ar, mas entrará imediatamente com recurso.
Para a pasta, o embate judicial será favorável ao governo, pois a Prefeitura de São Paulo, por exemplo, passou pela mesma questão e recebeu uma decisão a seu favor do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ontem, a remuneração dos servidores do GDF não estava disponível no site da Secretaria de Transparência, que informou que os dados estavam fora do ar pelo número recorde de acessos. Nos três primeiros dias divulgação, o site recebeu cerca de um milhão de visitas, o que prejudicou o funcionamento da página.
Antes da publicidade dos contracheques, o portal tinha uma média de 75 mil acessos por mês.

Processos

Além do Sindireta, outras categorias pretendem brigar na Justiça para que nomes e salários não sejam divulgados, como é o caso da Polícia Civil.
Dados de policiais civis e militares ainda não foram publicados porque GDF aguarda a liberação do governo federal. No entanto, o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol) já está com ação judicial pronta . A Central única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF), também havia ameaçado, na sexta-feira passada, entrar na Justiça com uma ação pelos mesmos motivos.