Aviões da FAB quebram vidraças do STF e do Senado

Os vidros da fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) não resistiram ao rasante dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã deste domingo.

As aeronaves participavam da cerimônia de hasteamento da bandeira.A fachada de vidro do STF voltada para o Palácio do Planalto veio ao chão, atraindo a atenção de curiosos. O acidente ocorreu durante a cerimônia de troca da bandeira. Em nota, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica diz que o fato será apurado e os danos, ressarcidos.

Logo após o incidente, funcionários da Defesa Civil isolaram o p rédio do STF. Não houve feridos no local. Algumas janelas do piso inferior ficaram intactas, mas todos os vidros do gabinete da presidência estouraram. No Palácio do Planalto, pelo menos três vidros ficaram trincados e o egenheiro civil Eduardo Leite Magalhães, responsável pelo prédio, foi chamado para avaliar os danos. Na torre do Senado Federal, duas colunas de janelas do primeiro ao último andar também caíram na fachada interna.

Mirage 2000

Caças Mirage 2000 da Aeronáutica na Esplanada dos Ministérios deram rasante sobre a Praça dos Três Poderes e as ondas de choque explodiram os vidros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Senado Federal na manhã deste domingo. A fachada de vidro do STF voltada para o Palácio do Planalto veio ao chão, atraindo a atenção de curiosos. O acidente ocorreu durante a cerimônia de troca da bandeira.

Logo após o incidente, funcionários da Defesa Civil isolaram o prédio do STF. Não houve feridos no local. Algumas janelas do piso inferior ficaram intactas, mas todos os vidros do gabinete da presidência estouraram. No Palácio do Planalto, pelo menos três vidros ficaram trincados e o engenheiro civil Eduardo Leite Ma galhães, responsável pelo prédio, foi chamado para avaliar os danos. Na torre do Senado Federal, duas colunas de janelas do primeiro ao último andar também caíram na fachada interna.

No momento da passagem do caça, as pessoas que estavam acompanhando os desfiles das tropas das Forças Armadas se assutaram com o barulho e voltaram a atenção para o Supremo. Crianças choraram e algumas pessoas chegaram a se abaixar com medo do que pudesse ter acontecido. O ambulante Evandro Dias Cabral, 62 anos, estava próximo ao local. "Deve ter sido desatenção do piloto. Os guardas do STF correram na hora. Se fosse dia de expediente, com certeza alguém teria se machucado. Foi uma gritaria na hora", contou. O estrago não ficou restrito à Esplanada. Há relatos de casas cujos vidros ficaram quebrados.