#YoSoy132 reforça importância da transparência no México

Neste domingo (1°), quando o México decide o novo presidente ou presidenta do país, o movimento juvenil #YoSoy132 se programa para realizar mobilizações para chamar a atenção para a importância de eleições transparentes. Para garantir a honestidade do processo, integrantes do movimento irão participar da contagem de votos.

Segundo informações do jornal Opinión de Yucatán, o Instituto Federal Eleitoral (IFE) autorizou o movimento a presenciar a contagem de votos distritais e a ter acesso à base de dados do Programa de Resultado Eleitorais Preliminares (Prep). Essas foram algumas das demandas apresentadas por #YoSoy132 para garantir a "limpeza” no processo eleitoral. O Instituto, no entanto, não acatou o pedido do movimento de ter acesso às deliberações da contagem rápida e de esclarecer a metodologia estatística do Prep.

O Movimento #YoSoy132 vem chamando a atenção da sociedade mexicana para as eleições presidenciais desde maio, quando surgiu através nas redes sociais. Formado principalmente por estudantes, o grupo denuncia a manipulação midiática durante a cobertura eleitoral, pede transparência nas eleições e rechaça o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto.

A força da juventude nestas eleições não está apenas na mobilização, mas também no voto. Informações dão conta de que cerca de 80 milhões de pessoas estão aptas a votar nas eleições deste domingo. Destas, 25 milhões são jovens de até 29 anos, que representam cerca de 30% do eleitorado mexicano. Cerca de 10 milhões de jovens votarão pela primeira vez para presidente e 3,4 milhões irão às urnas pela primeira vez.

Disputam a presidência mexicana Andrés Manuel López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Gabriel Quadri, candidato por Nova Aliança, e Josefina Vázquez, do Partido da Ação Nacional (PAN). Além de presidente, as eleições de domingo definirão deputados/as e senadores/as.

Com Adital