Eliana Gomes anuncia funcionamento 24h de Conselhos Tutelares

Em pronunciamento nesta quinta-feira (28/06), a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) anunciou que os Conselhos Tutelares de Fortaleza passarão a funcionar durante 24 horas nos finais de semana. A informação foi repassada durante reunião, ontem, entre a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Secretaria de Direitos Humanos do Município (SDH).

“Fomos comunicados oficialmente ontem e consideramos importantíssimo porque era uma das grandes questões levantadas. Já que, nos finais de semana, é onde ocorrem os principais casos de exploração sexual de crianças e adolescentes”, destacou.

Eliana anunciou ainda que no mês de agosto será realizada, na Câmara, uma mesa temática para debater a “retaguarda de jovens que recebem ameaça de morte”, ou seja, jovens que denunciam e acabam sendo ameaçados. De acordo com a parlamentar, é uma situação grave porque são jovens, geralmente negros e pobres, que estão falecendo.

Na ocasião, serão convidados o Ministério Público, a Defensoria Pública, as Comissões da Juventude, da Infância e Adolescência e Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, Conselheiros Tutelares, Secretaria de Direitos Humanos do Município e Juizado da Infância. Além disso, ressaltou que chegará, à Casa Legislativa, uma minuta com a questão da melhoria de condições dos Conselhos.

Saúde de Fortaleza

Ainda em sua fala, a vereadora Eliana Gomes defendeu a implantação do Hospital da Mulher e destacou a importância do equipamento para a população de Fortaleza.

“Jamais eu vou ser contra o Hospital da Mulher. Primeiro pela militância de ouvir tantas mulheres que querem ter uma oportunidade. Todo formato que está lá é exatamente o pensar das nossas companheiras de Fortaleza. Eu visitei e vi de perto a qualidade do material. É um atendimento ótimo e vai ajudar muito nossa população”.

A parlamentar ressaltou ainda que defende um atendimento de qualidade nos Frotinhas e Postos de Saúde da Capital. Em aparte, o vereador Guilherme Sampaio (PT) destacou que críticas quanto a saúde pública municipal são feitas por quem desconhece as ações da Administração voltadas para este fim.

“A Prefeitura acabou de convocar 176 médicos, essa Casa acabou de aprovar projeto de lei que autoriza profissionais de saúde a suplementarem suas cargas horárias e acompanhou a seleção pública para profissionais de saúde. A prefeitura fez um credenciamento para perguntar aos profissionais que querem ir para o Hospital e estes terão prioridade. O Hospital está pronto, estão fazendo limpeza e jardinagem”, concluiu.

Fonte: Câmara de Fortaleza