Governo e Fifa encerram visitas a estádios no Mané Garrincha

Na última escala da sequência de três visitas da FIFA e do Comitê Organizador Local a cidades-sede da Copa, representantes das entidades e do governo federal fizeram, na manhã desta quinta-feira (28) uma inspeção no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A arena sediará a abertura da Copa das Confederações de 2013, com um jogo da seleção brasileira em 15 de junho.

Visitas

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, acompanharam o governador do DF, Agnelo Queiroz, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, e os ex-jogadores e integrantes do Conselho do COL Ronaldo e Bebeto, além do artista plástico Romero Britto, embaixador da FIFA. Primeiro, assistiram a uma apresentação sobre o andamento do empreendimento. Em seguida, foram ao gramado improvisado no interior do estádio, usado pelos operários como lazer, para observar de perto o avanço físico.

Segundo o consórcio construtor, a arena está dentro do cronograma estabelecido, com a arquibancada inferior finalizada, a intermediária 90% pronta e a montagem da superior adiantada. A cobertura já foi licitada. Nesta semana, serão apresentadas as propostas para o fornecimento das cadeiras. Os passos seguintes são as licitações do gramado e do placar.

"A visita, mais uma vez, comprova o cumprimento do calendário do Estádio Nacional Mané Garrincha. Confirma a nossa convicção de que será uma obra à altura da capital do país, dos seus desafios, da sua ousadia. O Brasil terá um estádio à altura para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Cronograma

O governador do DF, Agnelo Queiroz, reforçou o cronograma em dia e pontuou as características sustentáveis da arena. "Estamos buscando a classificação Leed Platinum. A intenção é que tenhamos o primeiro estádio do mundo top de linha em sustentabilidade, o que transforma esse estádio em referência nacional e vanguarda para construções sustentáveis no mundo. Num prazo de dez anos, teremos condições de recuperar o investimento feito", disse.

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, mostrou entusiasmo com a estrutura. "O estádio de Brasília será uma joia, já dá para ver e sentir isso. É realmente uma arena digna de representar a capital do país. Além disso, será um modelo de construção sustentável não só para o Brasil, mas para o mundo".

Ronaldo e Bebeto comentaram a imponência do palco de sete partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014. "Impressiona. Daqui de perto você olha para a arquibancada bem alta e percebe que vai ser imponente demais. Lembra muito os estádios europeus onde já joguei, como o de Barcelona (Camp Nou) e o de Madri (Santiago Bernabéu). É uma obra fantástica, seguindo o cronograma. Parabéns a todos os operários pelo empenho e entusiasmo", disse Ronaldo. "O estádio é realmente especial, parece mesmo com os lá de fora. Vai ser uma alegria quando começar a Copa das Confederações aqui", completou Bebeto.

Ainda nesta quinta-feira, representantes da FIFA, do COL e do governo federal participam da reunião de diretoria do COL. no Centro de Convenções de Brasília.

Pênaltis

Durante a visita, Bebeto, Ronaldo, Aldo Rebelo, Jérôme Valcke e Agnelo até arriscaram bater e tentar agarrar alguns pênaltis. Alguns dos 4 mil operários que trabalharam em três turnos na obra também participaram.

Entre eles, a sinaleira Fabiana Silva Santos, de 25 anos. Moradora de Ceilândia, ela está há cinco meses na obra e começou como ajudante de limpeza. Hoje, trabalha nas alturas, ajudando os operadores das enormes gruas que fazem a construção do estádio. Ela não só bateu um pênalti com Ronaldo no gol como agarrou uma cobrança (na verdade, um quase recuo) de Bebeto. "Estou nervosa até agora de tanta emoção", disse. "Vamos dar o sangue aqui para que tudo fique pronto no tempo certo."

Sustentabilidade

Uma das marcas da arena de Brasília é a preocupação com critérios ambientais. O conceito de arena verde teve início, segundo informações do consórcio construtor, ainda na criação do projeto. São usados materiais recicláveis ou reciclados. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na obra ou em cooperativas de reciclagem do Distrito Federal. Depois de pronto, haverá captação de energia solar e de água da chuva.

A cobertura segue o mesmo conceito. O revestimento será executado com membrana de tecido especial que, além de liberar a passagem de iluminação natural, tem maior reflexão dos raios solares. A consequência é a redução do calor interno e da necessidade do uso de ar condicionado e outro tipo de ventilação artificial.

Com informações do Ministério do Esporte