Capital permanece Patrimônio Cultural da Humanidade

O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou ontem, por unanimidade, a manutenção do título de Patrimônio Cultural da Humanidade para Brasília, apesar de também ter aprovado um relatório elaborado por consultores da entidade com várias críticas ao estado de conservação da cidade.

A 36ª reunião do comitê foi realizada em São Petesburgo, na Rússia. O órgão fez apenas uma alteração em relação ao relatório original com as críticas a Brasília, removendo a recomendação para que o Governo do Distrito Federal (GDF) fizesse uma revisão do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. No entendimento do órgão, a recomendação poderia ser entendida como intromissão na política interna brasileira.
Agora, o governo terá que enviar até o dia 1º de fevereiro de 2013 uma prestação de contas à Unesco onde deverá apresentar o que já foi feito para solucionar os problemas indicados pelos consultores da entidade que visitaram Brasília em março.
Os dois consultores identificaram problemas como os puxadinhos comerciais na Asa Sul, a decadência e o abandono da W3, as ocupações residenciais na orla do Lago Paranoá e falhas no planejamento das obras da Copa.
A Unesco alerta o DF para que tenha um controle maior do crescimento de Brasília, combata a perda de espaços verdes e acabe com construções irregulares e obras que possam colocar em risco o tombamento da cidade.