Após 10 anos, Igreja de Sâo João Batista é reaberta

Comemoração em dose dupla para moradores do Sítio Histórico de Olinda, em especial os que residem ou frequentam o bairro do Amparo. Neste domingo (24), Dia de São João, a Igreja de São João Batista dos Militares foi reaberta após mais de uma década fechada.

Todo o templo foi restaurado, num trabalho que começou em dezembro de 2010 e custou R$ 833 mil, com recursos do Ministério da Cultura. Telhado, paredes, piso, portas, janelas e pedras de cantaria foram recuperados.

De importância histórica, a igreja construída em 1581 é uma das mais antigas de Olinda. Serviu como primeira residência dos monges beneditinos que chegaram a cidade no final do século 16. O prédio resistiu a um incêndio provocado pelos holandeses em 1631. Por ter abrigado padres e oficiais nesse período, teve acrescentado ao nome a palavra militares.

“A madeira do telhado foi recuperada. Limpamos e restauramos a cantaria (pedras). O mesmo ocorreu com portas, janelas e piso. O sistema elétrico precisou ser redimensionado e trocado. Também construímos um banheiro e uma copa, adaptados para acessibilidade de pessoas com deficiência”, explica o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Frederico Almeida. A obra foi executada pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci).

O Iphan entregará o imóvel para a Arquidiocese de Olinda e Recife, proprietária da igreja. Caberá a ela zelar pelo espaço tombado. Em maio de 2009, por falta de manutenção, o teto do templo caiu. “O arcebispo dom Fernando Saburido assinará um termo de compromisso assumindo a responsabilidade de cuidar desse importante patrimônio dos pernambucanos”, ressalta Frederico.

Fonte: Jornal do Commercio