Cachoeira é a sede do Governo da Bahia nessa segunda-feira

A sede do Governo da Bahia não é mais Salvador, pelo menos nessa segunda-feira (25/6). Todo ano, a capital baiana é transferida para o município de Cachoeira, cidade a 111 quilômetros de Salvador, no Recôncavo baiano. A mudança é uma homenagem ao município, de onde partiram as tropas que lutaram para a Independência da Bahia, no dia 25 de junho de 1822, e que culminaram com a batalha final, em 2 de Julho de 1823, data magna do estado.

A solenidade de transferência foi iniciada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Cachoeira, às 8h30. Estiveram presentes no ato, o chefe de gabinete do governador, Edmon Lucas, representando o governador Jaques Wagner, o prefeito de Cachoeira, Fernando Antônio, e o presidente da Câmara de Vereadores, Weldon Chave. Ás 10h30 foi celebrado o Te Deum, no Centro de Convenções do Convento do Carmo, e, no mesmo local, o governador Jaques Wagner atende a imprensa, seguida por uma solenidade com apresentação de Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

Está prevista, às 12h, a entrega da Casa 25, na Rua Ana Nery, totalmente reformada, pertencente à Santa Casa de Misericórdia, onde funcionará a reitoria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Às 14h, haverá sessão solene na Câmara e, encerrando os festejos, às 15h, um desfile cívico pelas ruas da cidade. Este é o quinto ano consecutivo que o governador Jaques Wagner despacha na cidade, onde vários serviços públicos estaduais estão disponíveis para a população, a exemplo do SAC Móvel, Biblioteca Móvel e apresentação da Osba.

Ainda durante o evento em Cachoeira, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), anuncia a restauração de uma casa em estilo barroco-colonial tombada pelo Ministério da Cultura como patrimônio nacional desde 1943 e de um secular cine-teatro, além do início de pesquisas para proteção de 11 terreiros de Candomblé. A transferência da sede está prevista na Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner.

De Salvador,
Erikson Walla
Com informações da Secom