Obama quer conquistar o eleitorado latino

O governante aproveitou outra de suas viagens da semana para debater o tema da migração, com o qual começa a posicionar-se no debate político nacional, a pouco menos de seis meses das eleições gerais.

Nesta sexta-feira (22), Obama defendeu diante da 29ª Conferência anual da Associação Nacional de Servidores públicos Latinos Eleitos e Designados (Naleo), em Orlando, Flórida, a decisão de seu governo de suprimir de maneira transitória a ameaça de deportação de uns 800 mil jovens sem documentação legal.

Ao mesmo tempo exigiu ao Congresso acabar de concretizar sua promessa da campanha anterior, até agora descumprida, de uma reforma integral na migração.
Tanto a campanha pela reeleição dos democratas, como a do eventual candidato republicano, Mitt Romney, tentam cortejar cada vez mais o decisivo grupo dos eleitores latinos nos Estados Unidos.

Por isso, analistas qualificam a medida como uma jogada eleitoral dos democratas para ganhar o apoio da principal minoria étnica do país, com mais de 50 milhões de pessoas, e pôr em xeque os conservadores. No entanto, contrasta o fato de que os latinos exibem nestes momentos uma taxa de desemprego de 11%, bem superior à média nacional.
Além disso, essa população continuam sendo expulsos em função da documentação irregular – ao redor 400 mil por ano-, cifra não atingida sequer sob o mandato de George W. Bush (2001-2009).

Fonte: Prensa Latina