Piauí apresenta avanços e compromissos ambientais na Rio +20

O Estado apresentou as ações que estão sendo feitas para garantir a preservação dos Biomas Cerrados e Caatinga no Estado.

Rio+20 - Carlos Magno
Secretários e gestores ambientais de todo o país estiveram reunidos em prol da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e, por meio das Associações que congregam órgãos públicos de Meio Ambiente de Estados e Municipais de Meio Ambiente, Abema e Anamma. O encontro das autoridades teve como objetivo apresentar e discutir as propostas e recomendações formuladas no âmbito dos estados com a participação dos municípios e da sociedade civil para o desenvolvimento sustentável dos principais biomas brasileiros.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira, participou das discussões da Abema e, nesta quarta-feira (20), está acompanhando o governador Wilson Martins em vários eventos direcionados aos estados e regiões, dentre eles: Os Diálogos de governadores voltados para discussões em torno do Desenvolvimento Sustentável. O evento é considerado de alto nível, uma vez que conta com presenças de governantes e comitivas, além de altos representantes de 193 países. O encontro ocorre 20 anos depois da primeira reunião da ONU para discutir o desenvolvimento sustentável, a Eco 92, considerada um marco na questão.

O objetivo da reunião do segmento é justamente discutir uma nova agenda para os próximos 20 anos, para garantir o compromisso com o desenvolvimento sustentável, discutir o que já foi alcançado e quais são os obstáculos para a implementação de ações sustentáveis.

“Dois focos principais estão sendo discutidos: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e estrutura institucional para discutir propostas para uma reforma na governança global”, ressalta o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira, que participa da Rio+20 e acompanha o governador Wilson Martins no segmento “Alto Nível”.

Dalton Macambira informa que o Estado do Piauí vem participando de todas as discussões relacionadas aos estados, enfatizando suas ações de combate à Desertificação na região de Gilbués, o programa de compras sustentáveis e a ampliação da reserva legal nos Cerrados. “Além disso, apresentamos para todos os representantes de estados e municípios, um perfil do Piauí que conta com 224 Municípios, com uma área de 25,1 milhões ha, uma população de 3,1 milhões habitantes e tem uma área protegida 4,5 milhões ha (18%)”, enfatiza Macambira.

No que se refere à Caatinga, o Estado apresentou que o Bioma tem uma área de 15,8 milhões ha, uma população 2,9 milhões habitantes e 93,5% da população vive na Caatinga. O Piauí tem uma área de 4,5 milhões de ha (18% do território).

Os representantes e chefes de estados puderam conhecer, através da apresentação realizada pelo Governo do Piauí, as ações que estão sendo feitas para garantir a preservação dos Biomas Cerrados e Caatinga no Estado. “Mostramos que estamos investindo no aprimoramento dos meios de fiscalização e monitoramento e da legislação ambiental, bem como trabalhamos na elaboração do Zoneamento Ecológico e Econômico do Cerrado”, ressalta.

A Semar apresentou, ainda, as ações nos municípios que contam com o Bioma da Caatinga, com as obras já concluídas como o Sistema Adutor do Garrincho e sistemas independentes de Caracol e Fartura e as obras em execução como o Sistema Adutor de Piaus. Além disso, foram apresentados os projetos que irão garantir as obras do sistema adutor Bocaina/Piaus II, Pedra Redonda, Poços, Jenipapo e o Canal da Integração do Sertão Piauiense. Este último, que será financiado pelo Banco do Nordeste, disponibilizando R$ 2,5 milhões para o projeto de viabilidade da obra que está sendo apresentada ao Governo Federal dentro do Programa Água para Todos.

Nesta quinta-feira (21), o governador juntamente com sua comitiva continuará participando do segmento de Alto Nível, que acontece no Rio Centro, até a próxima sexta-feira (22).