Ópera Carmen encerra Festival, na Sala Villa Lobos

Depois de quase um mês, duas óperas – La Bohème e Cavalleria Rusticana –, seis apresentações e sucesso de público, o 2º Festival de Ópera de Brasília chega à reta final.

Para fechar a temporada 2012 em grande estilo, cantores, atores, bailarinos e equipe técnica se preparam para emocionar os brasilienses com a montagem de Carmen, ópera mais popular do mundo.
A obra de Bizet será apresentada de hoje até 24 de junho, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. O espetáculo terá regência do maestro Claudio Cohen, direção artística de Francisco Mayrink e corpo de baile comandado pela bailarina Gisele Santoro. Esse ano o festival homenageia Asta Rose Alcaide, uma expert em óperas que completou 90 anos em 2012.
Ópera mais popular
Carmen estreou em 1875, em Paris. A obra de Bizet narra a história de um triângulo amoroso formado entre a cigana Carmen, interpretada por Janette Dornellas e Mere Oliveira; o soldado Dom José, interpretado por Juremir Vieira e Hélenes Lopes; e o toureiro Escamillo, que ganhará voz do brasiliense Leonardo Neiva e de Marlon Maia. O elenco conta, ainda, com a participação de solistas, 60 vozes do coral de Brasília (criado exclusivamente para o Festival de Ópera de Brasília) e de 27 bailarinos. Durante quatro atos, público e personagens compartilharão sentimentos como paixão, amor e ciúme doentio.
Diferentemente das montagens tradicionais de Carmen, as récitas dirigidas por Mayrink prometem surpreender a plateia. O diretor de cena elaborou um espetáculo moderno no qual cenário e figurino são determinantes para o jogo cênico e atuação dos artistas. O ambiente coloca os solistas em evidência. De acordo com Mayrink, outras surpresas estão por vir. Para que ninguém perca a oportunidade de apreciar Carmen, o espetáculo terá uma récita a mais que as duas óperas anteriores, com quatro apresentações (dias 21, 22, 23 e 24). De quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h.