Internas da Colônia Penal Feminina terão tarde de poesia

As reeducandas da Colônia Penal Feminina do Recife terão uma tarde lúdica e diferente nesta quinta-feira (21) na unidade prisional do Engenho do Meio. As internas vão prestigiar a apresentação de um recital do grupo Vozes Femininas, formado pelas poetisas Cida Pedrosa, Mariane Bigio, Silvana Menezes e Suzana Morais.

As temáticas amor, paz, prazer e o corpo feminino serão descritas nos versos do grupo. Segundo as poetisas, a expectativa é que o encontro seja rico em sentimentos e sensações.

Vozes Femininas

A oralidade marca fortemente a fruição da poesia em Pernambuco. Saraus, recitais, contendas e desafios são usados como meio para a difusão da poesia em ambientes públicos e privados em áreas rurais e urbanas. O Grupo Vozes Femininas segue essa tradição, levando recitais aonde é chamado. Aliada a recursos cênicos e da performance, a poesia se materializa em vozes e corpos, se atualiza no tempo e aponta para novas leituras possíveis.

Diversidade literária é uma forte característica do Vozes, criado a partir da união de quatro poetisas com formações, experiências e repertórios bem distintos. Cida Pedrosa é poeta e contista, foi militante do Movimento de Escritores Independentes em Pernambuco (MEI-PE) e traz no currículo a carga libertária dos recitais de rua e para grandes públicos; Susana Morais aporta a sua vivência com a poesia popular e passeia com desenvoltura pela escrita em cordel e por outras formas poéticas; Mariane Bigio, é uma multiartista, faz vídeo/cinema, canta, interpreta e também passeia por várias formas poéticas, inclusive o cordel; por fim, Silvana Menezes, poeta, uma das maiores intérpretes de poesia de Pernambuco, idealizadora e produtora do Projeto Quartas Literárias.

Desde 2007, o Vozes Femininas já recitou em diversas cidades de Pernambuco, em festivais, eventos, escolas, universidades, comunidades de baixa renda, saraus literários, praças públicas, teatros e nos lugares mais inusitados. O projeto “Vozes Femininas: a palavra em movimento” tem como meta atingir o público em geral, em especial o público feminino e o das comunidades envolvidas.

Fonte Site de Luciano Siqueira