Eliana Gomes apresenta relatório sobre Conselhos Tutelares

Em pronunciamento na manhã da última terça-feira, 19, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) apresentou informações contidas no relatório, elaborado pela Comissão dos Direitos Humanos da Casa, sobre os Conselhos Tutelares de Fortaleza. Segundo a parlamentar, o documento foi elaborado a partir de visitas desenvolvidas desde 2010 aos equipamentos.

Eliana ressaltou que os principais problemas detectados giram em torno da questão da infraestrutura e localização dos Conselhos Tutelares. Além da falta de comunicação entre as redes do Município.

No que tange ao Conselho da Regional 2, o grande problema diz respeito à falta de rede de proteção às crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual e ameaça de morte. Na Regional 3, os conselheiros levantaram a questão da dificuldade encontrada em um diálogo entre a Secretaria de Direitos Humanos e os Conselhos, além da falta de políticas públicas.

Na Regional 4 o problema levantado é a falta de casas de abrigo, de tratamento e de parceria com o Cuca. Já na Regional 5 os conselheiros reclamaram da questão da rede de atendimento e também da falta de equipamentos. Na Regional 6 foram levantadas a questão da falta de pessoal de apoio, péssimas condições de trabalho e falta de segurança.

Sobre isto, Eliana ressaltou que muitos dos Conselhos Tutelares de Fortaleza não possuem segurança. Como colaboração, a vereadora informou que presente abrir diálogos entre os setores envolvidos para buscar soluções para os Conselhos. Além disso, destacou que foi aprovada uma lei que dispõe sobre o funcionamento, destes locais, de segunda a segunda.

“Os Conselhos são fundamentais, colocando que teve avanço através da Secretaria dos Direitos Humanos porque teve eleição unificada, agora em relação à formação e capacitação deve-se investir mais. Espero que um dia os Conselhos sejam um espaço de humanização, de políticas publicas e que a rede de proteção realmente venha a funcionar”, concluiu.

Fonte: Câmara de Fortaleza