Festival de Jericoacoara destaca diversidade do cinema brasileiro

Um recorte da nova produção audiovisual independente brasileira, em diálogo com a obra de importantes nomes que contribuíram para a história do cinema nacional. Assim é o III Festival Jericoacoara – Cinema Digital, que teve início na última sexta-feira (15) e prossegue até quinta, 21/6, na arena de exibição montada ao ar livre, ao lado do Centro de Artesanato de Jericoacoara.

Comunidade e visitantes assistiram, sábado e domingo, a 18 dos 40 filmes selecionados para compor a Mostra e concorrer às premiações do festival, que segue até o próximo dia 21 de junho. Foram exibidos filmes como “Chapada” – Valério Fonseca (RJ); “Irmãs” – Gian Orsini (PB); “Marcas d´água” – Thaís Oliveira (GO); “Qualquer semelhança é mera coincidência” – Camilo Vidal (CE); “Comunicando” – Telmo Carvalho (CE); “Hempocrisy” – Maria Aline Morais (PE) e “O reino do chocolate” – Rafael Jardim (BA).

As sessões especiais destacaram filmes como “O veneno está na mesa”, documentário do consagrado cineasta Sílvio Tendler, conhecido por abordar temas polêmicos em suas produções. O filme chama atenção para o perigo da utilização dos agrotóxicos e para o impacto dessas substâncias na alimentação e na saúde da população. Também foram exibidos curtas produzidos por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), com curadoria do professor e cineasta Sérgio Santeiro, presente ao festival em Jeri.

Na noite de domingo foram exibidos, além dos curtas da Mostra Competitiva, filmes como “A Comunidade de Maciel”, de Tuna Espinheira, lançado originalmente em 1973. Um impactante registro do “baixo meretrício” de Salvador e da chocante rotina de discriminação e problemas sociais enfrentados pela população.

No Momento Internacional, o público assistiu, sob o céu estrelado de Jericoacoara, ao filme “Los Colores de Helena”, da jovem realizadora argentina Anna Paula Honig, e “Une Etoile, Mille Visages” e “Uma Manhã de Sol”, do cineasta francês Olivier Gerard, um dos participantes da Nouvelle Vague, que foi homenageado pelo festival com o Troféu Pedra Furada. Com direito a um emocionado agradecimento de Olivier, pela oportunidade de retornar ao Brasil.

O festival continua até quinta-feira, 21/6, quando serão concedidos os prêmios aos melhores curtas, nas diversas categorias, como melhor filme de ficção, melhor documentário, melhor animação e melhor filme experimental (prêmios de R$ 5 mil cada). Também haverá prêmios para melhor ator, atriz, diretor, trilha sonora, direção de arte, entre outros.

Sustentabilidade em debate

Na manhã de sábado, no Centro de Artesanato de Jericoacoara, realizadores, organizadores, jornalistas, convidados e público reuniram-se para o primeiro dia do seminário “Audiovisual, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, que teve como palestrante o realizador cearense Jeferson Albuquerque. O seminário teve continuidade na manhã de domingo.

Cinema ao ar livre

Considerada um dos paraísos da costa brasileira e conhecida em nível mundial, a praia de Jericoacoara, distrito do município de Jijoca, novamente se torna a rota do cinema. Na noite desta sexta-feira, 15/6, o III Festival Jericoacoara – Cinema Digital teve sua cerimônia de abertura e deu início à sua programação, que se estende até quinta-feira, 21 de junho, congregando visitantes e comunidade, em uma grande mostra do novo cinema brasileiro.

Além de contemplar o céu estrelado de Jericoacoara, o público reunido na arena de exibição montada nas proximidades do Centro de Artesanato da cidade também assistiu a filmes realizados nas oficinas de 2010 e 2011, promovidas pelo evento. Uma tocante demonstração do poder do audiovisual, como instrumento participativo, a partir da apropriação do fazer cinema por parte de crianças e jovens de Jericoacoara. Pequenos realizadores, que deram voz a habitantes locais, como donas de casa e pescadores, contando suas histórias e se vendo na tela do festival.

O III Festival Jericoacoara – Cinema Digital destaca, em sua Mostra Competitiva, um total de 40 filmes, de até 15 minutos de duração, produzidos com tecnologia digital e selecionados em meio a 322 obras inscritas por realizadores de 19 estados. O festival, dirigido pelo cineasta cearense Francis Vale e realizado pela Anhamum Produções, reúne realizadores como Hermano Penna, Joel Barcelos, Sérgio Santeiro e Tuna Espinheira, além de um grande painel da nova geração de cineastas brasileiros, e presta homenagem aos 80 anos do cineasta Joaquim Pedro de Andrade.

O evento tem como tema desta edição “Cinema, Independência e Sustentabilidade”. Já na manhã deste sábado, no Centro de Artesanato, foi aberto o seminário “Audiovisual, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com grande participação dos cineastas presentes ao festival. O evento também presta homenagem aos 80 anos do cineasta Joaquim Pedro de Andrade.

Fonte: Assessoria do III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital