Venezuela tem 8 candidatos à eleição presidencial

Oito candidatos, entre eles duas mulheres, concorrerão nas eleições presidenciais da Venezuela, marcadas para 7 de outubro, informou o CNE (Conselho Nacional Eleitoral). O atual presidente do país, Hugo Chávez, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), que fez aliança com outras dez legendas, e seu principal opositor, Henrique Capriles Radonski, da coalizão MUD (Mesa da Unidade Democrática), que representa 22 organizações políticas, são os principais nomes da disputa.

Chávez lidera com folga todas as pesquisas de intenção de voto, com cerca de 30 pontos percentuais de diferença em relação a Capriles. Em maio, um levantamento realizado pela empresa GIS XXI revelou que o presidente tem 56,5% da preferência dos eleitores, enquanto o opositor registra 21%.

Além deles, foram inscritos no órgão eleitoral os candidatos Orlando Chirinos, pelo PSL (Partido Socialismo e Liberdade); Reina Sequera, pela organização PL (Poder Trabalhista); Yoel Acosta Chirinos, pela VBR (Vanguarda Bicentenária Republicana); Rafael Uzcátegui, pela PPT (Pátria Para Todos); María Bolívar, pelo (PDUPL (Partido Democrático Unidos pela Paz e pela Liberdade); Luis Reyes, pela ORA (Organização Renovadora Autêntica).

De acordo com o CNE, dos 56 partidos políticos formalizados no país, 40 deles inscreveram ou manifestaram apoio a um candidato. O órgão também informou que a campanha eleitoral começará oficialmente no dia 1 de julho e será encerrada em 4 de outubro, três dias antes do pleito, que deverá contar com a participação de 19 milhões de venezuelanos.

Com Ansa