Camila Vallejo elogia movimento estudandil mexicano #YoSoy132

A dirigente estudantil chilena Camila Vallejo elogiou o movimento mexicano "Eu sou 132" e destacou a importância dos jovens para os progressos na democracia.

Em uma coletiva de imprensa na Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México, Vallejo afirmou que os protestos estudantis chilenos em 2011 – por uma reforma no sistema educacional – acabaram com a imagem de uma juventude "apática, indolente, que só buscava satisfação pessoal e que não se importava com a luta pela democracia".

"Sabemos hoje que não é assim. Demonstramos que nos mobilizamos e participamos", disse Vallejo.

Segundo ela, conquistar um avanço na democracia de um país "não depende só dos jovens, é preciso um movimento social amplo e diverso" que influencie todos os setores da sociedade para que participem ativamente da construção de um mundo mais justo, sem explorações e com igualdade social.

#YoSoy132

O movimento estudantil #YoSoy132 surgiu em 11 de maio na Universidade Ibero-Americana, instituição privada da capital mexicana, quando o candidato à Presidência Enrique Peña Nieto foi vaiado por uma grande quantidade de estudantes, que o acusaram de ser um candidato "fabricado" e imposto pela emissora Televisa.

Fonte: Ansa