Bolívia envia ficha criminal de senador asilado ao Brasil

O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, informou nesta quinta(14) que enviou vários documentos para que o Brasil reconsidere o asilo dado ao senador Roger Pinto na semana passada. São mais de 20 processos nos quais o congressista é acusado por diversos crimes, entre eles corrupção e desvio de recursos públicos.

Molina chegou há duas semanas à embaixada brasileira na Bolívia requisitando o refúgio, alegando perseguição política por parte do governo de Evo Morales. O presidente boliviano nega as acusações e diz que Molina apenas pretende fugir das acusações na Justiça.

"Me comuniquei com o chanceler (do Brasil) Antônio Patriota e enviei toda a informação para que possa tomar a decisão mais correta possível. Eles têm a documentação", disse Choquehuanca.

Choquehuanca ressaltou várias vezes que "tudo é possível" quando perguntado se acredita que o Brasil possa voltar atrás e revogar o asilo ao parlamentar de direita. O ministro boliviano lembrou que, em 2006, o governo de La Paz revogou o asilo concedido a dois paraguaios após receber informações oficiais de Assunção sobre sua suposta participação no sequestro e assassinato de Cecilia, filha do ex-presidente paraguaio Raúl Cubas.

Segundo a argumentação de Choquehuanca, há normas internacionais sobre o merecimento de asilo e o Brasil deve avaliar a documentação e os pedidos na Bolívia para que Pinto não obtenha o benefício.

O presidente boliviano, Evo Morales, disse na quarta-feira que seria um equívoco se o Brasil confirmasse o asilo. Um dia antes, o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, considerou a decisão como insensata porque, segundo ele, Pinto deve responder na Justiça por assassinato e desvio de dinheiro, entre outras acusações.

Segundo a ABI (Agência Boliviana de Informação), o chefe da bancada do MAS disse que há 20 processos criminais contra Pinto Molina. Entre eles, crimes de desvio ilegal de verbas da Zona Franca de Cobija (Zofraco), em 2001, no departamento de Pando.

Uma reportagem do jornal La Razón, de La Paz, diz que os processos contra o senador tramitam nos tribunais de La Paz, Santa Cruz, Sucre e Cobija, e se referem principalmente a acusações de desacato, venda de bens do Estado e corrupção.

Com Opera Mundi