EUA, Japão e Coreia do Sul realizam manobras navais

Forças dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul realizarão manobras navais na próxima semana, em águas próximas à Coreia. Para isso, serão mobilizados destróiers, helicópteros antissubmarinos e navios de apoio logístico, informaram fontes oficiais de Seul.

Os exercícios acontecerão em uma zona próxima à ilha sul-coreana de Jeju, nos dias 21 e 22, com um programa que inclui operações de resgate e simulações de busca, indicou o Ministério de Defesa, citado por meios de imprensa.

Informações procedentes de Washington indicam que estas manobras se centrarão na melhoria da comunicação com a Armada de Seul e a Força Marítima de Autodefesa do Japão, para facilitar as operações de socorro e atividades de cooperação de segurança marítima no futuro.

O mencionado ministério e o Pentágono anunciaram que também estão previstos exercícios navais conjuntos em águas na frente da costa ocidental da península coreana, de 23 a 25 deste mês, nos quais se espera que participe o porta-aviões George Washington.

Segundo explicaram, esses ensaios abarcarão operações contra submarinos, incluída sua detecção, entre outras tarefas.

Estas manobras contribuem à presença dos Estados Unidos na Ásia-Pacífico, reforçada nos últimos meses e preocupação para vários países da região.

No caso da China, o porta-voz da chancelaria Liu Weimin disse recentemente que a busca da paz e a promoção do desenvolvimento constituem as tendências atuais na região, ao expressar a esperança de que Washington desempenhe um papel construtivo e respeite os interesses de todas as partes na zona, incluídos o gigante asiático.

Com Prensa Latina