Prioridade para o transporte público

Grupo será responsável pela elaboração de pareceres técnicos, ambientais e fundiários do percurso que ligará Ceilândia e Taguatinga ao Plano Piloto

Após a destinação de R$ 2,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento II – Mobilidade Grandes Cidades (PAC da Mobilidade) para obras de melhorias no transporte público do Distrito Federal, o GDF criou um Grupo de Trabalho para coordenar a execução de obras do Sistema de Transporte de Passageiros – Eixo Oeste. A medida foi publicada na edição de segunda-feira (11) do Diário Oficial do DF.

“No nosso governo, transporte público é a prioridade. Conseguimos esses recursos do governo federal porque fizemos a lição de casa. Tivemos o nosso Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade aprovado na Câmara Legislativa depois de 50 anos”, observou o governador Agnelo Queiroz.

Para o governador a melhoria da qualidade de vida da população é uma das consequências diretas dos investimentos no transporte público. “Aqui em Brasília, esses projetos vão beneficiar muito a nossa população que vai ficar menos tempo dentro de um transporte para ir ao trabalho ou estudar”, destacou. “O tempo gasto hoje será convertido em horas de lazer com a família, mais tempo para o descanso e outras atividades”, completou.

O grupo será formado, prioritariamente, por 11 empresas e secretarias de Estado, com possibilidade de inclusão de outros órgãos, e vai administrar recursos da ordem de R$ 700 milhões. Esse montante será destinado à realização de obras no percurso Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, passando pelo centro de Taguatinga, estradas Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e Setor Policial Militar (ESPM).

O Grupo de Trabalho será responsável pela elaboração dos pareceres técnicos, ambientais e fundiários das áreas que serão contempladas com as benfeitorias. As intervenções fazem parte do pacote de obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, e ficarão como legado para a população após o Mundial. O objetivo das obras do Eixo Oeste é desafogar o trânsito para quem se locomove de Ceilândia e Taguatinga com destino ao Plano Piloto, priorizando o transporte coletivo, por meio de ônibus, metrô, táxis e veículos escolares.

O Eixo Oeste é formado pela EPIG, ESPM, Estrada Parque Taguatinga (EPTG), e inclui, ainda, as avenidas Central, que ganhará um túnel, Samdu e Hélio Prates, em Taguatinga, e a via principal do trecho II do Setor Habitacional Sol Nascente.

Os integrantes do Grupo de Trabalho devem ser anunciados nos próximos dias. Representantes das secretarias de Obras; de Transporte; de Habitação Regularização e Desenvolvimento Urbano; e das companhias Energética de Brasília (CEB); de Saneamento Ambiental (Caesb); Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); do Metropolitano do DF (Metrô-DF), além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Brasília Ambiental) fazem parte do grupo.

Melhorias – De acordo com o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, as melhorias na EPTG – maior trecho beneficiado pelas obras no Eixo Oeste – estão em andamento desde o ano passado, quando foram finalizadas obras de gestões anteriores.

Ainda segundo Fauzi Nacfur, a instalação de faixas exclusivas para ônibus, táxis e veículos escolares na EPTG beneficiou os usuários do transporte público com a redução de quase metade do tempo de viagem.

Suzano Almeida, da Agência Brasília