Missão brasileira de solidariedade à Palestina chega a Ramallah

Os membros da Primeira Missão Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, organizada pelo Comitê Estado da Palestina Já!, chegaram na tarde desta terça-feira (12) em Ramallah, capital administrativa da Autoridade Nacional Palestina, após intensa e cansativa travessia da histórica Ponte Allenby, que cruza o Rio Jordão, na divisa da Jordânia e Palestina, região controlada pelo exército israelense.

Palestina

A missão brasileira partiu na manhã desta terça (12) da cidade de Amã, capital da Jordânia, rumo a Ramallah na Palestina. Durante o trajeto, os integrantes da missão tiveram a oportunidade de ver o crescimento das colônias judaicas que impedem a viabilidade do Estado Palestino, a destruição das plantações de oliveiras, uma das principais fontes de renda da Palestina e dezenas de postos de controle do exercito de ocupação israelense. "É visível em todos os cantos da Palestina a ocupação e o controle israelense do território palestino", destacou Antonio de Miranda (Toninho), representante da Força Sindical, membro da missão.

Em Ramallah, membros da missão que integram o Comitê Brasileiro do Fórum Social Mundial Palestina Livre se reuniram com os membros do Comitê Palestino do Fórum Social Mundial Palestina livre. Entre os brasileiros que participaram dessa reunião, estão Alexandre Bento- representando a CUT- Central Única dos Trabalhadores, entidade que está a frente da organização do Fórum e Emir Mourad, Secretário Geral da Fepal – Federação Árabe Palestina do Brasil, entidade que representa a comunidade palestina no Brasil. Na reunião foram discutidos os temas pertinentes à organização do Fórum Social Mundial – Palestina Livre, que acontecerá em novembro próximo, no Brasil, na cidade de Porto Alegre.

A Comitiva cumprirá uma extensa agenda de visitas à entidades governamentais e não governamentais, como as Centaris palestinas representativas dos trabalhadores, entidades da resistência não violenta contra a ocupação, Ministros da Autoridade Nacional Palestina e membros da OLP- Organização para a Libertação da Palestina, única e legitima representante do povo palestino.

Integram a delegação os sindicalistas: José Carlos Padilha Arêas, Diretor da executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee, Diretor da Federação Interestadual de Trabalhadores em Educação de MG/ES (Fitee), representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB; Antônio Marsicano de Miranda, Diretor do Sindicato dos Comerciários do ABC, nesta Missão representante da Força Sindical; João Batista da Silveira – Advogado da executiva do Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar de MG e diretor da executiva da Contee, representando a Contee; Andréia Miriam Silva de Almeida, da executiva do Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar do Estado do Espírito Santo, SAAE/ES, nesta Missão representando a diretoria da Fitee (MG/ES); Emir Saleh Mourad, Engenheiro Civil, Secretário Geral da Fepal- Federação Árabe Palestina do Brasil e Neyson Freire – Jornalista, estudante de Ciência Política, Pesquisador de Oriente Médio.

Especial para o Vermelho,
Neyson Freire, de Ramallah