José Bertotti acompanha a Caravana do Trabalho

A moradora do Alto José Bonifácio, Gleyce Rodrigues, aproveitou a manhã desta terça-feira (12) para ir à praça do bairro em que reside para participar da Caravana do Trabalho

A ação tem o intuito de descentralizar os serviços do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR) e do Banco do Povo. “Estou em busca de uma nova oportunidade de emprego há quatro meses. Ainda não havia procurado o Sistema Público, aproveitei a ação para me cadastrar. Agora vou acompanhar diariamente as novas oportunidades para saber quais se enquadram no meu perfil”, comentou Gleyce.


O secretário Bertotti acompanhou o trabalho da equipe. Foto: Ivanildo Francisco/PCR

A Caravana do Trabalho insere o trabalhador no banco de dados do SPETR e facilita o acesso ao crédito aos cidadãos que já têm ou pretendem abrir um pequeno negócio. A ação está percorrendo todas as Regiões Político-Administrativas da cidade, sempre das 10h às 15h.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, foi acompanhar a Caravana do Trabalho. Segundo o gestor, a Prefeitura do Recife está promovendo uma ação de descentralização dos serviços de intermediação de mão de obra e de acompanhamento aos microempresários, tanto para divulgá-los como para aproximar a Prefeitura do Recife da população. “O Recife vive um momento muito bom em relação a oportunidades de emprego. É importante que a população saiba desfrutar dessa situação, se preparando para as novas oportunidades que surgem e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida delas”, explicou.

“Uma das coisas que mais têm nos preocupado é a questão do emprego”, comentou o presidente da Associação de Moradores do Alto José Bonifácio, Marcos Vila Nova. “Muitos estão desempregados, outros perdem uma oportunidade por falta de informação. É nessa área que o Sistema Público tem prestado um bom serviço para a nossa população, principalmente com a instalação de várias fábricas no nosso estado”, complementa o representante da comunidade.

O professor da Escola Estadual Caio Pereira, Clébio Marques, aprovou a iniciativa. “É muito importante a Prefeitura levar ações como essa para os bairros, pois divulga os serviços promovidos pela Prefeitura, atendendo ainda mais a população, despertando nos jovens a importância de trabalhar, e, desse modo ajudar a família”, comentou.

Durante o atendimento são dadas dicas para elaboração de currículos e de comportamento para uma boa entrevista de emprego. Uma das dicas passadas pela orientadora, Luciana Figueiredo, é comparecer nas empresas pelas quais estão pleiteando uma vaga de trabalho com roupas mais compostas e, no caso das mulheres, maquiagens leves e bijuterias discretas.

A Caravana do Trabalho percorre ainda os bairros da Torre (13/06), na Rua Gliezé Olimpio de Moura, s/n, próximo ao Escritório SANEAR; da Mustardinha (14/06), na Praça do ABC, próximo a Escola Professor Antonio Brito Alves; e do Ibura de Baixo (15/06), Av. Dois Rios, s/n, próximo à Escola Municipal Professor Simões Barbosa. Para ter acesso aos serviços os interessados devem apresentar a carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, PIS/NIT e o comprovante de residência portar.

Fonte: Prefeitura do Recife