Instituto Pelópidas Silveira realiza seminário

A Prefeitura do Recife, por meio do Instituto Engenheiro Pelópidas Silveira (ICPS), realizará desta quarta-feira (13) a sexta-feira (15) o Seminário Recife – Avanços, Desafios e Perspectivas, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Madalena. As discussões serão baseadas em três eixos temáticos: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Ambiental e Políticas Sociais.

O objetivo é coletar novos elementos a respeito do crescimento urbano e do desenvolvimento sustentável, e, dessa forma, pensar o Recife para o futuro.

No primeiro dia de seminário, a abertura será feita pelo prefeito João da Costa. Depois, sob a coordenação do secretário municipal José Bertotti, o tema central abordado será o Desenvolvimento Econômico e terá como destaque a palestra com os economistas Abraão Sicsú e Sérgio Buarque, de Brasília, que vão abordar o panorama econômico e as cadeias produtivas do Recife. Participarão do debate representantes do Porto Digital e do Governo do Estado de Pernambuco.

A quinta-feira (14) terá como foco dos debates o Desenvolvimento Urbano e Ambiental, aprofundando questões como mobilidade, meio ambiente, habitação e saneamento. O Doutor Renato Balbin, geógrafo do Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (Ipea), apresentará a palestra sobre o panorama das políticas urbanas e ambientais no Brasil. No mesmo dia, o presidente do ICPS, Milton Botler, fará um balanço sobre as políticas urbanas e ambientais no Recife. Serão comentaristas do seminário Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE); Edinéa Alcântara, pesquisadora do Mercado de Desenvolvimento Urbano (MDU); e Roberto Tavares, presidente da Compesa.

No último dia, o seminário abordará as Políticas Sociais, como saúde, educação, juventude, gênero, diversidade e assistência social, com a palestra do Doutor Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Disoc/Ipea). Entre os comentaristas, estará a Doutora Madalena dos Santos, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial.

Fonte: Blog de Jamildo