Sindicato dos Servidores de Guarabira nasce filiado à CTB/PB

Em assembleia realizada no plenário da Câmara Municipal de Guarabira, Brejo Paraibano, os servidores públicos municipais decidiram fundar o sindicato […]

Sindicato dos Servidores de Guarabira nasce filiado a CTB/PB. - CTB -PB

Em assembleia realizada no plenário da Câmara Municipal de Guarabira, Brejo Paraibano, os servidores públicos municipais decidiram fundar o sindicato da categoria, envolvendo todos os servidores com exceção da Secretaria de Educação, que já tem um sindicato específico no município.

Os diretores da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil estiveram presentes, dando total apoio na formação da entidade, que nasce filiada também a FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba.

Para a Presidente da FETRAM/PB, Carminha Soares, a federação vem desempenhando um papel fundamental no Estado na fundação de sindicatos, reestruturação de outras entidades que estavam sem funcionamento regular, contribuindo assim para a organização dos trabalhadores e trabalhadoras no serviço público municipal.

Já o diretor da CTB/PB, Biu de Sapé, a central tem logrado êxito na região, especialmente ganhando várias ações na justiça para o rateio do piso dos professores, o que tem diferenciado das demais e isso tem trazido muitas filiações de sindicatos.

A Auxiliar de Enfermagem, Maria Josefa Galdino Nascimento, foi eleita presidente da entidade para um mandato de três anos, além de Fernanda Macedo de Castro, vice-presidente, Silvânia da Silva Rodrigues, primeira secretária, Eliete Cosme dos Santos, segunda secretária, Suely Lima dos Santos, primeira tesoureira, Flávio dos Santos Araújo, como segundo tesoureiro, Eliane Costa dos Santos, como diretora de patrimônio. Já o Conselho Fiscal ficou composto por Maria da Luz Alves da Silva, Betânia Maria Justino Tributino e Severina Maria Vieira.

Em seguida foi inaugurada a Sede Regional da CTB/PB em Guarabira, que funcionará no Edifício Guará Center, Sala 301, 2º Andar, Centro, para dar suporte aos sindicatos filiados na região, precisamente dos municípios de Guarabira (Servidores Municipais e Agentes de Saúde e de Endemias), Belém, Cacimba de Dentro, Sertãozinho, Pirpirituba, Mari, Sapé (Servidores Municipais e Agentes de Saúde e de Endemias), Riachão do Poço (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Professores), Algodão de Jandaíra, dentre outros que serão fundados na região.

A sede da CTB servirá também para atendimento jurídico por parte de advogados da central na região, dando apoio, orientação às demandas judiciais das entidades filiadas.
Ficou definida a realização de um curso de formação sindical, inicialmente para todos os diretores dos sindicatos filiados, marcado inicialmente para o dia 17 de junho, mas que será prorrogado para a primeira quinzena de julho em Guarabira.