Radares multam mais de 27 mil veículos na EPTG em dois meses

Desde que a Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) ganhou 35 novos radares de fiscalização eletrônica em março, uma média de 18 multas por dia é registrada na pista. Segundo dados do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER), os aparelhos registraram 27 mil multas entre o começo de março e o final de abril.

Com 94 mortes contabilizadas desde 2003, a via que nos últimos anos se tornou uma das mais perigosas do DF tem agora um total de 50 aparelhos de fiscalização eletrônica nos 12,7 quilômetros de extensão. Desde que o número de equipamentos foi ampliado, contudo, o número de acidentes fatais caiu. De acordo com dados do Detran-DF, as duas únicas mortes na EPTG em 2012 ocorreram em janeiro, antes da implantação dos novos pardais. Em 2011, entre janeiro e abril foram seis acidentes fatais na pista.
Especialista em trânsito do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB), Paulo César Marques Filho, diz que medidas como a instalação de aparelhos de fiscalização eletrônica são a forma mais eficaz de prevenir acidentes causados por excesso de velocidade, mas ressalta que a EPTG ainda precisa de aperfeiçoamentos. "A pista tem sérios problemas com alagamentos e é muito mal sinalizada", completa.
Melhoria do trânsito para Taguatinga
O Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) está promovendo adequações na rodovia DF-085, Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG). As mudanças têm como objetivo melhorar a fluidez do trânsito. Segundo o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, uma das melhorias previstas é a construção de uma alça de acesso próxima à Taguatinga. “Serão colocadas logo após o viaduto que dá acesso à Águas Claras. Quem quiser ir para o Pistão Norte, não precisará enfrentar a fila de carros o que, consequentemente, permitirá uma maior fluidez”, explica.
Nos próximos 60 dias, deve ser concluída a drenagem da via para evitar alagamentos. Além disso, as pontes e viadutos receberão defensa metálica contra possíveis colisões.