GDF ampliará setor hoteleiro e mudará gabarito no Plano Piloto

Encerrada a fase de discussões – a terceira e última audiência pública ocorreu sábado – o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) será encaminhado no segundo semestre para a Câmara Legislativa.

O documento, que estabelece as regras sobre preservação, planejamento e gestão do conjunto urbanístico da capital, vai manter, apesar de toda a polêmica, a expansão do Setor Hoteleiro Norte, com a construção de prédios de até nove andares na quadra 901. Também determina que nas quadras 700 do Plano Piloto só será permitido o uso residencial. Mas as pousadas poderão ser instaladas nas quadras 500, desde que viradas para a W 3.
De acordo com a presidente da Associação das Pousadas, Sônia Bulhões, houve aceitação por parte dos proprietários. “Nós entendemos que é uma área exclusivamente residencial e já aceitamos a transferência”, diz. Segundo ela, o único pedido é que, até que a lei seja aprovada, as pousadas permaneçam em funcionamento onde estão e que os moradores que estão incomodados com a situação tenham paciência durante esse processo de transição.