Cebrapaz encerra assembleia renovando compromisso de luta

Terminou neste sábado (9) a 3ª Assembleia Nacional do Cebrapaz. O evento, que ocorreu no centro de São Paulo, contou com representantes dos núcleos da entidade em 15 Estados brasileiros. Na ocasião Socorro Gomes, foi reeleita presidenta da entidade.

     
 Na assembleia foi eleita a nova diretoria do Cebrapaz. Foto:Érika Ceconi 

Durante a o evento, que teve a abertura na última sexta-feira (8), ocorreu a eleição dos diretores da entidade e foram criadas duas novas diretorias, de Cultura e Imigração. Por unanimidade, Socorro Gomes foi reeleita presidenta.

Leia também: 
Começa a assembleia da Paz e da solidariedade entre os povos
 

Na aclamada declaração final da assembleia, o Cebrapaz reiterou seu compromisso na luta anti-imperialista.

“Nosso desafio é ser a expressão organizada do sentimento de solidariedade do povo brasileiro aos povos em luta e na denúncia dos crimes do imperialismo. Fortalecer o Cebrapaz como uma organização de ação de massas e unidade, com núcleos atuantes nos diferentes estados e amplas relações com outras entidades e instituições, buscando desenvolver ações de frente com outros movimentos, é um dos nossos principais desafios”, indica o documento.

Foram aprovadas moções de solidariedade aos povos em luta, como a Síria, que tem sido vítima de agressões imperialistas e contra a intervenção estrangeira no país; pelo fim do bloqueio a Cuba, pela libertação dos cinco heróis cubanos e a reirada da base militar em Guantânamo.

O Cebrapaz reafirmou por meio de resolução o compromisso de lutar contra as bases militares estrangeiras na América Latina e Caribe. A assembleia aprovou também moção em favor da criação do Estado palestino e pelo fim da ocupação israelense, assim como uma resolução defendendo o fim da ocupação britânica nas ilhas Malvinas.

O Cebrapaz também expressou solidariedade ao direito do povo saarauí de ter seu Estado nacional reconhecido e também apoiou o fortalecimento da Celac e de iniciativas em favor da integração, como a Alba e o Mercosul.

Núcleos Estaduais

Na ocasião ,os representantes dos núcleos estaduais do Cebrapaz tiveram a oportunidade de compartilhar o que tem sido feito em cada região e foi sugerido que se crie uma agenda de trabalho e também que haja uma maior articulação da entidade nas redes sociais. “Poderíamos fazer um twitaço para o debate em favor da Síria”, disse o representante da entidade no Pará, Rodrigo Moraes. Antonio Barreto, da Bahia, defendeu a criação de uma jornada de luta de solidariedade à Síria.

Os núcleos foram convidados a integrar uma comitiva para o Congresso Mundial da Paz, que se realizará de 20 a 23 de julho no Nepal. “É necessário compreender a importância da mobilização para este Congresso para avançarmos e contribuirmos na luta pela paz”, afirmou Socorro Gomes, que é também presidenta do Conselho Mundial da Paz.

No encerramento da atividade, Socorro Gomes autografou o livro lançado recentemente, que contém seus discursos pronunciados em atividades do Conselho Mundial da Paz.

Érika Ceconi, da redação do Vermelho