Putin e Hu Jintao são contra tentativa de confrontação com Irã

Rússia e China manifestaram-se contra o uso da força e das ameaças contra o Irã, bem como pela ativação das negociações sobre questões relacionadas com o programa nuclear iraniano.

Os líderes também votam contra qualquer desenvolvimento de confrontação com o Irã, informa a declaração conjunta dos líderes da Rússia e China após a visita de Estado do Presidente russo na China.

A confrontação "pode provocar graves conseqüências negativas não só para a região, mas também para a comunidade internacional, especialmente no contexto da instabilidade geral no Afeganistão, Oriente Médio e Norte da África", advertiram os líderes da Rússia e da China.

Não à agressão na Síria

Os dois líderes nacionais também manifestaram-se contra uma intervenção militar externa na Síria e a imposição da mudança de regime no país.

O documento sublinha que o desenvolvimento da situação na Síria é essencial para a paz e estabilidade na região do Oriente Médio e no mundo em geral.

Os líderes da Rússia e da China manifestam-se por acabar a violência por todas as partes do conflito e estabelecer um diálogo político abrangente.

Do Portal Vermelho, com agências