Chineses demonstram interesse no mercado brasileiro

Na terça-feira (5), a comitiva brasileira de parlamentares que visita a China esteve na cidade de Nanjing. Depois, os parlamentares viajam para a capital Pequim, onde serão recebidos pelo presidente da República, Hu Jintao, e pelo Primeiro-Ministro, Wen Jiabao.

Na segunda-feira (4), segundo dia de agenda na China, a comitiva da Câmara dos Deputados, liderada pelo presidente Marco Maia (PT-RS), visitou o estaleiro Waigaoqio – Construção Naval Ltda (CSSC), em Xangai. A primeira atividade oficial da comitiva na China aconteceu no domingo (3) em uma visita ao Porto de Yangshan, cerca de 120 km do Centro de Xangai.

Ainda na segunda-feira, a comitiva foi recebida no novo Centro de Pesquisa da Huawei, empresa chinesa privada que produz equipamentos para redes e telecomunicações, atuando em 120 países no mundo, entre eles o Brasil.

Durante palestra de executivos da Huawei, Marco Maia e comitiva ouviram do vice-presidente mundial da empresa, Qu Wenchu, que a companhia pretende seguir investindo no Brasil, onde já possui uma fábrica instalada em Campinas (SP), que emprega quase quatro mil trabalhadores diretos, outros 13 mil indiretos e cujas vendas contratadas alcançaram U$ 1,7 milhões em 2011.

Wenchu afirmou que a prioridade da Huawei no Brasil é disputar o mercado de tablets e smartphones. "Com o desenvolvimento da banda larga no país, será possível aumentar muito a velocidade de tráfego das informações. Queremos cooperar neste campo, pois assim como na China, o Brasil também possui uma área rural muito grande e podemos oferecer soluções para conectar o povo que vive nestas áreas", afirmou Wenchu, ao mesmo tempo em que contou que a empresa tem como meta ampliar seu faturamento atual de U$32 bilhões para U$72 bilhões até 2015.

Marco Maia reconheceu a importância da presença da Huawei no Brasil, tanto na área econômica, quanto pelo trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento que realiza, pois ajuda a formar bons quadros técnicos no próprio país. "Em breve, com a implantação da banda larga no Brasil, abrem-se oportunidades para novos investimentos. E queremos que parte desses investimentos da Huawei seja destinada ao nosso país. A Huawei pode ajudar muito o Brasil", concluiu.

Integram a comitiva, além do presidente Marco Maia, os deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Osmar Júnior (PCdoB-PI), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – China, Jilmar Tatto (PT-SP), líder do PT na Câmara, Bruno Araújo (PSDB-PE), líder do PSDB e Fábio Ramalho (PV-MG).

Semelhanças

Na visita ao estaleiro Waigaoqio, a comitiva foi recebida pelo vice-presidente da companhia, Xu Ping. Segundo Xu, 95% da produção de cerca de 200 unidades/ano são para exportação. A principal encomenda é de navios graneleiros (em 2011, foram entregues mais de 50). A CSSC possui 20 mil trabalhadores, sendo mil pesquisadores. A companhia possui subsidiárias na Europa, América do Norte e em outros países da própria Ásia.

O empresário chinês disse que a crise econômica internacional fez com que caísse muito a demanda, o que preocupa o governo chinês que optou por diminuir o ritmo de investimentos no setor. Para enfrentar este momento, a companhia abriu novas frentes de produção, como a construção de plataformas marítimas ou navios com alta tecnologia. Neste momento, quatro estão sendo montadas no estaleiro.

“Gostaríamos muito de comercializar nossos produtos com o Brasil, embora saibamos que os brasileiros também começaram a construir navios e que essa nova indústria tem um grande futuro pela frente", disse Xu.

"É muito importante podermos compartilhar informações e tecnologias. A própria história recente dos povos da China e do Brasil apresentam muitas semelhanças e temos de aproveitar nossas experiências para transformá-las em melhor qualidade de vida para nossas populações", disse Marco Maia.

Boa oportunidade

Após a visita às instalações operacionais do estaleiro Waigaoqio, o presidente Marco Maia e a delegação brasileira foram recebidos pelo presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular do Município de Xangai, Luo Zhijun (o Comitê Permanente é similar a um comitê executivo que atua durante todo o ano, inclusive quando a Assembleia não está reunida).
Xangai, assim como Pequim, Shongqing e Tianjin são cidades com status especial, que não pertencem a nenhuma província e são subordinadas diretamente ao governo central.

Luo destacou o rápido desenvolvimento brasileiro nos últimos anos, assim como a China, em especial Xangai, que alcançou o índice de 8,5% de crescimento em 2011, apesar da crise econômica internacional. Sua expectativa é de que a visita do presidente da Câmara incentive a promoção do intercâmbio entre os legislativos das duas nações.

"O Brasil tem muitas experiências que a China tem de aprender. Como os dois países vêm promovendo muitas reformas, esta é uma boa oportunidade para estreitarmos nossa amizade", disse Luo.

Marco Maia destacou a importância que a Câmara dos Deputados do Brasil dá a este encontro, citando a representatividade dos deputados que compõem a sua delegação. Lembrou, ainda, que nos últimos anos vários acordos foram firmados entre as duas nações, que trouxeram bons resultados políticos e econômicos para ambos, e que este é um bom momento para conectar os parlamentos dos dois países para aprofundar o desenvolvimento bilateral.

"A parceria entre o Brasil e a China certamente impulsionará o desenvolvimento dos dois países. O caminho a ser trilhado pelas duas nações pode mudar a história do mundo", disse Marco Maia, lembrando o fato de que os dois países vem incrementando políticas de distribuição de renda para suas populações, que por suas dimensões quantitativas abrem oportunidades de negócios para o mundo todo.

Texto e fotos: Nazur Garcia