Hospital de Base ganha novos leitos de UTI

A Secretaria de Saúde antecipou a programação para instalação de novos leitos de Unidade Intensiva e reforçou a oferta de cirurgias cardíacas pediátricas abrindo esse tipo de procedimento no Hospital de Base.

Vagas em UTI que seriam abertas no fim de junho, passam a estar disponíveis já nesta quarta-feira (6), quando o Hospital de Base ganhará novos dez leitos para atendimento a vítimas de acidentes. No mesmo dia, dois leitos de neonatologia passam a estar disponíveis no setor privado.
Ainda na quarta-feira, o Hospital de Santa Maria ganha novos 21 leitos de Unidade Intensiva Geral e o de Samambaia, dez. A ampliação terá, ainda, o reforço do setor privado, com a contratação de mais 17 vagas. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, “a medida deixará o Distrito Federal numa situação mais confortável no que diz respeito ao tratamento intensivo. Atualmente, o nosso problema são os traumas, já que o Hospital de Base do DF é a única unidade capacitada a atender esses pacientes. Dessa forma, além desses novos dez leitos desta quarta-feira, em 15 dias, o Hospital de Base ganhará outros 20 leitospara trauma, totalizando 30 de UTI somente para atendimento a acidentados”, explicou.
Rafael Barbosa anunciou, ainda, que nos próximos 20 20 dias o Hospital Materno Infantil (Hmib) passará a contar com mais dez leitos de UTI Neonatal. Segundo o secretário, toda a ampliação está fundamentada num planejamento estratégico. “A abertura desses novos leitos está sendo feita graças à contratação temporária de médicos e enfermeiros e conforme isso for ocorrendo, teremos condições de abrir mais vagas. Vamos ficar próximos a 500 leitos disponíveis, entre próprios e conveniados ”, observou o secretário.
Em relação às cirurgias cardíacas pediátricas, o secretário lembrou que o Centro Cirúrgico do HBDF já está atendendo demandas de baixa e média complexidade e estão sendo abertas vagas para alta complexidade, que é oferecida pelo Instituto do Coração. “O ICDF vinha respondendo por todo o tipo de atendimento em cirurgia cardíaca. Ao abrirmos essas cirurgias no Hospital de Base, certamente deixaremos essas vagas destinadas aos pacientes mais graves”, ressaltou Rafael Barbosa.