Água de boa qualidade para todo o DF

A qualidade da água do Distrito Federal é considerada, de forma geral, boa para consumo. Contudo, nem todos os brasilenses têm acesso a esse benefício. Mais de 4,8 mil moradores das áreas rurais ainda não recebem água tratada. A logística para levar os serviços a pontos mais afastados das cidades é um dos principais problemas. Locais distantes e condomínios ermos de Brazlândia, Gama, Sobradinho e Planaltina estão entre os mais prejudicados pela falta de recursos.

Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que garante acesso aos resultados de análises de qualidade, que antes precisavam ser solicitados à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). As informações foram apuradas com base em um levantamento da situação do ano passado.
Segundo o coordenador de Fiscalização de Abastecimento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Gustavo Paniago, durante anos as áreas rurais tiveram dificuldade no acesso ao tratamento. “Esse problema enfrentamos há algum tempo, mas tem havido melhorias nesse sentido. Regiões que não tinham tratamento algum agora têm. Mas como o deficit tem mais de 30 anos, não há como mudar a situação rapidamente”, analisou Paniago.
Pontos como a Fercal, em Sobradinho II, estão entre os mais prejudicados pela falta de tratamento da água. São aproximadamente 780 moradores afetados. Eles afirmam que em áreas como Alto Bela Vista, na Fercal Oeste, a água é salubre, com uma coloração esbranquiçada. “Eu estava ficando doente consumindo essa água. Quando parei de beber e comecei a comprar, fiquei melhor”, afirmou o comerciante Erizeu Romão da Fonseca, 54 anos.
Na avaliação do professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Oscar Neto, a distância das áreas rurais é um dos principais dificultadores para o tratamento da água. “Fica caro levar canos de tratamento até esses locais. Não só em Brasília, como no País inteiro, as áreas rurais não têm abastecimento de águas, por isso procuraram soluções locais. Pode ser um poço ou uma pequena barragem. Mas sempre se deve tomar cuidado para que seja de boa qualidade”, informou.