Facesp realiza congresso e busca consolidar protagonismo

Durante o congresso será renovada a diretoria da entidade e o conselho de representantes que atuarão pelos próximos três anos

MDM - desabafopais.blogspot

A Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo realiza no dia 2 de junho, no CMTC Clube, das 8 às 20h, o 9º Congresso da entidade. Com o tema “A Facesp cresce a luta se fortalece” foram realizadas inúmeras plenárias pelo Estado mobilizando cerca de 1200 entidades.

É grande a expectativa para o encontro neste ano de eleições municipais em que a atuação da entidade é estratégica pela capacidade de mobilização e conhecimento das demandas das cidades. De acordo com a secretária geral da Facesp, Maria José da Silva, a Lia, a visão da militância está mais ampla. “Não pensa mais só em termos de bairro mas sim no município, na cidade”, observou.

Integrante da comissão organizadora do congresso, ela estima que 400 delegados estejam presentes, número que supera os 280 delegados presentes no 8º Congresso. O foco é intensificar a luta por políticas públicas, direitos sociais e especialmente a inserção no debate eleitoral. “Temos várias lideranças concorrendo às eleições. Isso representa a nossa cara no legislativo. É um avanço”, opinou Lia.

O secretário de movimentos sociais do Comitê Estadual do PCdoB-SP, Augusto Chagas, disse que o acúmulo da Facesp na luta pelos direitos das comunidades mais carentes credencia a entidade a se inserir neste debate de maneira qualificada. “Garantir moradia, educação, saúde, cultura, entre outros direitos, estão na luta do dia a dia da Facesp que reivindica um espaço urbano que consiga assegurar essas questões essenciais”, explicou Augusto.

Ele aponta como fundamental a atuação da entidade em São Paulo, Estado que está na contramão do Governo Federal. “Parece ser mais difícil tornar realidade em São Paulo as reivindicações do movimento social do que no Brasil. Essa postura avessa ao diálogo das gestões públicas no Estado que não enxergam aqueles que mais precisam mesmo tendo os instrumentos para promover o desenvolvimento”, comparou Augusto.

Augusto mencionou a violência na ocupação de Pinheirinho e também a atuação na cracolândia como exemplos da postura antidemocrática do poder público em São Paulo. “ É o braço rigoroso do governo, da polícia, do judiciário tentando calar os movimentos que lutam para que os direitos assegurados pela constituição sejam garantidos. É nossa função denunciar para a sociedade essa pressão sobre os movimentos”, ressaltou.

A criação da Fepac (Federação Paulistana das Associações Comunitárias) foi citada por Augusto como uma ótima novidade que demonstra que “o movimento comunitário está atuante e combativo em São Paulo”. Lia também comemorou a conquista pelo MDM (movimento pelo Direito a Moradia), que é filiado a Facesp, entre outros movimentos pela moradia, de verba para compra de terreno, destinado a construção de casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida em São Paulo.

A mesa abordando a conjuntura política será realizada às 9h30 com a presença da presidente da Conan e Conselheira Nacional das Cidades, Bartíria Perpétua, e de Augusto Chagas, que também integra a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS). De acordo com a coordenação do congresso o credenciamento será realizado das 8h ao meio-dia.

SERVIÇO

9º Congresso da Facesp

Dia: 02 de junho de 2012

Hora: das 8h as 20h

Local: CMTC Clube (Avenida Cruzeiro do Sul, 808 – próximo ao metrô Armênia)

De São Paulo, Railídia Carvalho