UJS/CE: Congresso Estadual elege direção e traça novos desafios

Foi em clima de muita unidade que aconteceu o 12º Congresso da UJS cearense, realizado entre os dias 25 e 27 de maio, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Durante o encontro foi eleita a nova direção estadual além da realização de debates sobre a atuação política da UJS, apontando novos e ousados desafios para a entidade.

A abertura do congresso contou com um prestigiado Ato Político com a presença do Senador da República, Inácio Arruda; do Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio; da Diretora do Centro de Saúde da UECE, professora Glaucia Posso; do Deputado Federal, Chico Lopes; do Deputado Estadual, Lula Morais; do Superintendente Regional do Trabalho, Júlio Brizzi; da secretária executiva do Conselho Estadual de Juventude, Hanoy Barroso; do coordenador geral do DCE da UFC, Thiago Matos; e da presidente nacional da UBES, a estudante Manuela Braga, entre outras lideranças do movimento social cearense.

Mais de 300 filiados dos quatro cantos do Ceará participaram do congresso, que apresentou uma programação variada, com grupos de trabalhos, painéis temáticos, oficinas, atividades culturais e esportivas. Os participantes também realizaram uma grande manifestação em frente à UECE, reivindicando mais investimento para a educação e uma política de acesso às Universidades cearenses, como a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas com recorte étnico-racial.

Temas como o crack, educação, redes sociais, movimento feminista, étnico/racial e as áreas de trabalho da UJS (organização, finanças, formação e comunicação) foram amplamente debatidos, resultando em uma plataforma política que norteará as ações da UJS nos próximos dois anos.

O Congresso elegeu 31 membros para a direção estadual (gestão 2012/2014) e 60 delegados para o 16º Congresso Nacional da UJS, que será realizado entre os dias 07 e 10 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O Estudante de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rudiney de Sousa, foi eleito presidente estadual da UJS do Ceará.

Fonte: Blog UJS Ceará