Combate ao abuso sexual deve ser ampliado em Manaus, diz Lucia

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) defendeu que a rede atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de exploração sexual seja ampliada e melhorada em Manaus.

A declaração da parlamentar foi feita durante a audiência pública, de sua autoria, que discutiu, na tarde desta segunda-feira (28/05), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a luta de enfrentamento à exploração sexual de menores e o Serviço de Acolhimento Institucional e Emergencial (Saie).

Para Lucia Antony, o serviço de apoio prestado atualmente é inadequado na capital. Ela cobrou que o atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de exploração sexual seja feito em tempo integral, inclusive aos finais de semana.

“Defendo a melhoria do atendimento, inclusive, com a inclusão de profissionais da área de psicologa e assistência social na equipe das delegacias, que deverão funcionar 24 horas por dia. A falta de atendimento psicológico imediato poderá provocar um agravo na saúde mental e comprometer o futuro destas crianças e destes adolescentes”, enfatizou.

A líder do PCdoB pediu também que os menores vítimas de violência sexual sejam colocados em abrigos onde possam receber um atendimento especializado. A vereadora acrescentou que é preciso investir na preparação das crianças e dos adolescentes no combate à exploração sexual.

“Eles precisam ter um maior protagonismo na luta contra as agressões sexuais. As crianças e adolescentes devem ser alertados de que o abuso cometido por parte do adulto é crime”, destacou.

Para proteger as crianças e os adolescentes, Lucia Antony sugeriu que os exames de corpo delito sejam disponibilizados em locais fora do Instituto Médico Legal (IML) como nos núcleos do Serviço de Atendimento à Vitimas de Abuso Sexual (Savas) e do Serviço de Atendimento à Vítimas de Violência Sexual (Savvis).

Assessoria de Imprensa