Romney tenta conquistar voto de negros, mas é vaiado

 A equipe de campanha do aspirante presidencial estadunidense Mitt Romney busca seduzir os eleitores afroamericanos em uma tentativa de socavar as bases do presidente Barack Obama e obter o controle da Casa Branca em novembro.

Esse esforço silencioso, ainda em suas primeiras etapas, chocou-se com a dura realidade, quando o eventual candidato republicano recebeu vaias durante um comício eleitoral em um bairro negro de Filadélfia, Pensilvânia, reportou o jornal The Washington Post.

O discurso fez parte de sua primeira viagem neste ano por comunidades pobres de afroestadunidenses, conta a publicação. Uma dúzia de manifestantes reuniram-se no local com gritos de "fora, Romney, fora!" 

Madaline G. Dunn, de 78 anos, que vive há meio século nesse lugar, disse que está pessoalmente ofendida com a visita do ex-governador de Massachussets as seu bairro. "Ele não é bem apreciado aqui. É ofensiva sua presença e que venha falar esse lixo", afirmou.

Romney levou sua campanha à Escola Bluford Charter, no oeste da cidade, onde foi assinada a bicentenária Constituição do país, com o objetivo de destacar sua agenda em matéria de educação e de se conectar com os eleitores que não faziam parte de seu cálculo político durante a campanha das primárias, precisou o jornal.

"Os eleitores suburbanos serão um verdadeiro campo de batalha", estimou Bill Galston, um alto servidor público do Brookings Institution, um dos principais institutos do país especializados em assuntos políticos.

"Além disso, os eleitores brancos gostam de se pensarem como tolerantes e não votarão em um candidato que considerem excludente; e a equipe de Romney deve ser consciente disso", agregou.

"Em vez de limitar-se a falar na escola e voltar rapidamente ao seu enorme ônibus, Romney deveria caminhar pelas ruas, falar com as pessoas para que talvez possa entender como são os estadunidenses reais e os temas que são importantes para nós", defendeu Seth Williams, promotor de distrito.

"Os membros da campanha de Romney devem entender que é um desafio captar os votantes negros, sobretudo quando disputará o Salão Oval com o primeiro afroamericano convertido em mandatário", concluiu o jornal.

O aspirante mórmon é igualmente criticado por defender posturas consideradas radicais, como a expulsão dos imigrantes ilegais.

Com Prensa Latina