Rio terá 2º encontro de estudantes cotistas e do ProUni

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Coordenadoria Juventude da Prefeitura do Rio, em parceria com a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), realizam no sábado (26) e domingo (27), o 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas. São esperados mais de 1.500 participantes, de todas as regiões da cidade, além de parlamentares, reitores, artistas e representantes do poder público federal, estadual e municipal.

O encontro será na Universidade Gama Filho e tem como principal objetivo reunir jovens, de diversas realidades sociais, para dois dias de debates em torno das ações que apontam o aumento de vagas nas universidades federais e particulares. Também será debatida a distribuição de bolsas para estudantes que, antes, não teriam condições de pagar sua graduação.

” A democratização do acesso ao ensino superior é o maior passo que o Brasil pode dar rumo à construção de uma nação soberana. Esses programas causam uma verdadeira transformação social, porém, ainda precisamos avançar. O diploma só é garantido se houverem políticas que se comprometam com a permanência do estudante e que possam ajudar nos gastos, que são infinitos, durante a vida acadêmica, como alimentação, transporte e material”, comenta Igor Mayworm, presidente da UEE-RJ.

Já Igor Bruno, coordenador de juventude da cidade do Rio, afirma que o encontro também vai servir para avaliar quais oportunidades estão sendo efetivamente construídas para a juventude e como os estudantes podem progredir. Segundo ele,, até 17 de maio já eram 1.700 inscritos.

“No ano passado, os estudantes conseguiram aprovar a meia passagem universitária para prounistas e cotistas na cidade. A expectativa é que estudantes de todas as regiões da cidade participem da atividade para aprovar novas propostas. O primeiro encontro, que aconteceu em 2008, em Nova Iguaçu, reuniu mais de 2 mil jovens”, explicou.

A programação abarca diversos eixos que têm envolvido a reflexão acerca das ações afirmativas de acesso ao ensino superior, como um plano de assistência estudantil que garanta restaurantes e moradias universitárias, com recursos orçamentários próprios, além da ampliação do número de cotas e a construção de um programa de bolsas de permanência. Ao longo dos dois dias, serão realizados debates, oficinas, feiras de estágios e atividades culturais.

Prefeito e ministro participam do encontro

O destaque da programação será um ato político na tarde de sábado (26) com a presença de personalidades como o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes. No mesmo dia, os participantes vão sintetizar todas as ideias levantadas durante os grupos de discussão e serão os protagonistas na elaboração de um documento que incentivará a criação de políticas públicas voltadas para a juventude do município. Esse documento será entregue à presidenta da República, Dilma Rousseff.

Para debater uma nova universidade no país, em especial na cidade do Rio de Janeiro, estão confirmadas ainda as presenças do presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do ProUni (CONAP), Valmor Bolan; Daniel Iliescu; a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga; Igor Mayworm, além dos reitores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Riode Janeiro (UERJ) e da Universidade Gama Filho (UGF).

ProUni, Cotas e o STF

O 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas ocorre em meio a um avanço do Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito à democratização do acesso ao ensino superior. Uma semana depois de aprovar por unanimidade as cotas raciais em universidades públicas, o STF, neste começo do mês, considerou constitucional o programa Universidade Para Todos (ProUni), que atende hoje mais de um milhão de estudantes.

Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o evento é crucial pois coloca em cheque a premissa de que o governo, antes de tratar todos com igualdade, precisa tratar os desiguais de forma desigual através de ações afirmativas. “Só assim, poderemos sonhar – um dia – em que negros e brancos, homens e mulheres, não se sintam como se tivessem vindo com a roupa errada para a festa”, explicou.

Como participar

Para participar do encontro, basta comparecer na Gama Filho (Rua Manoel Vitorino, 553, Piedade) e ser morador da cidade do Rio de Janeiro. O credenciamento acontecerá no sábado, (26), a partir das 8h, e é gratuito. Também será possível se credenciar pelo site da Coordenadoria Juventude Cidadã, através do link juventudecariocarj.blogspot.com.br.

Fonte: UNE