Vietnã homenageia Ho Chi Minh em seu aniversário

O Vietnã comemorou neste sábado (19) o aniversário natalício de seu maior líder, Ho Chi Minh, cujo nome está indelevelmente marcado nas grandes realizações da nação vietnamita, desde a libertação nacional, a constituição do poder popular, a fundação de um país socialista até as façanhas atuais de construção de uma pátria soberana e próspera.

De origem humilde, nascido em 19 de maio de 1890, na pequena aldeia Kimlien, em Anã, na região central do Vietnã, tinha por nome verdadeiro Nguyen Sinh Cung. Em diferentes etapas de sua vida usou variados pseudônimos, num total de dez, muitos dos quais para despistar inimigos.

Quando embarcou no navio que o levou à Europa, em 1911, usou o pseudônimo de Nguyen Van Ba. Na liderança do Partido Comunista da Indochina, criou o jornalista fictício Tran Dan Tien, e produziu autoentrevistas, uma tática para difundir suas ideias revolucionárias. Há controvérsias sobre o pseudônimo Ho Chi Minh. Alguns defendem que o líder tomou este nome de um mendigo. Outros afirmam que Ho Chi Minh significa "aquele que traz a verdade" ou "aquele que ilumina", sendo esta a razão para a escolha.

Na viagem que empreendeu de navio à Europa, percorreu muitos países, cruzou o Atlântico para mais além e conheceu inclusive o Brasil. Em Paris, França, viveu como jardineiro e garçom e participou da criação do Partido Comunista Francês.

Em 1923 foi para a União Soviética e participou do Comintern, a Terceira Internacional Comunista. Enviado à China, foi preso “por atividade subversiva” e escreveu os célebres Diários da Prisão. Expulso em 1927, viveu em vários países até chegar a Hong Kong, de onde dirigiu o movimento anti-imperialista na Indochina, dominada pela França desde 1854.

Ho Chi Minh foi o inspirador e o dirigente das grandes vitórias do povo vietnamita.

Em 1930, fundou o Partido Comunista da Indochina e em 1941 a Frente pela Independência do Vietnã, que opôs tenaz resistência à ocupação francesa.

Durante a 2ª Guerra Mundial, liderou a luta contra a ocupação japonesa. Vitoriosa a luta, em 2 de setembro de 1945, Ho Chi Minh proclama a independência do Vietnã.

A França contra-atacou e a Guerra da Indochina só terminou em 1954, com a vitória dos revolucionários liderados por Ho Chi Minh.

O mais importante e heroico episódio da luta contra os franceses foi a batalha de Dien Bien Phu, comandada pelo companheiro de armas e ideais de Ho Chi Minh, o general Vo Nguyen Giap. Em Dien Bien Phu era derrotada em definitivo a aventura colonialista e militar francesa no Vietnã.

Ho Chi Minh liderou a resistência do povo vietnamita na luta de libertação nacional contra a ocupação do imperialismo norte-americano, que se tornaria vitoriosa seis anos após sua morte.

A vitória definitiva contra os agressores imperialistas estadunidenses viria em 30 de abril de 1975, quando um tanque norte-vietnamita entrou no palácio presidencial do governo títere sul-vietnamita. Durante a guerra do Vietnã, mais de 3 milhões de vietnamitas, entre combatentes e civis, perderam a vida. Os imperialistas agressores norte-americanos perderam mais de 58 mil soldados. A resistência heroica do povo vietnamita durante a luta de libertação nacional contra o imperialismo norte-americano inspirou a geração de brasileiros que enfrentou a ditadura militar (1964-1985).

A figura de Ho Chi Minh é reverenciada por todo o Vietnã como o seu maior líder nacional. Entre outras merecidas homenagens, Saigon, a capital do antigo Vietnã do Sul, hoje se chama Cidade Ho Chi Minh.

Este ano, os vietnamitas comemoram a passagem do seu aniversario natalício reforçando a campanha denominada “Estudar e seguir o exemplo de Ho Chi Minh”. Trata-se de uma mensagem dirigida sobretudo às novas gerações.

Com isso, o Partido Comunista do Vietnã procura manter vivos os valores ideológicos e formar a juventude com a ética revolucionária e comunista que marcou o caráter do líder Ho Chi Minh, em um período em que são fortes as pressões burguesas e consumistas.

Recentemente, a reunião plenária do Comitê Central do Partido Comunista reafirmou a decisão de levar adiante a luta contra a corrupção e o desperdício de recursos.

A agência cubana Prensa Latina, reproduzindo notícias do Vietnã, informa que entre diversas iniciativas nesse sentido, destaca-se a convocação de um concurso nacional de obras escritas sobre a vida e o pensamento de Ho Chi Minh. Centenas de pessoas se inscreveram. O vencedor foi o jornalista Uong Thai Bieu, autor do ensaio intitulado “O cientista devoto do povo”.

Prensa Latina relata também que os festejos do aniversário de Ho Chi Minh começaram há três dias em todo o país com programações especiais de rádio e TV, conferências, simpósios, festivais culturais, competições esportivas e um sem número de iniciativas.

O mesmo ocorreu em sua cidade natal e em Thai Nguyen, onde Ho Chi Minh trabalhou e estabeleceu sua base revolucionária para lutar contra o colonialismo francês e a ocupação japonesa e para proclamar em 1945 a independencia nacional.

Ali foram apresentadas mais de duas mil publicações com escritos do lider e sobre seus brilhantes aportes políticos e éticos, assim como de autores e pesquisadores vietnamitas e estrangeiros.

Por estes dias aumentou o número dos visitantes ao Mausoléu onde estão os restos mortais de Ho Chi Minh. Entre esses visitantes estão os mais altos dirigentes do Partido e do Estado, veteranos das distintas guerras de resistência, da última contra a agressão estadunidense, oficiais do Exército do Povo e membros da Frente da Pátria.Todos expressam seu reconhecimento e eterna gratidão pelas perspectivas que Ho Chi Minh abriu desde que em sua humilde cabana em uma Hanói sob bombas vislumbrava com a fé dos grandes um Vietnã independente, unido e forte.

José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, membro da Associação de Amizade Brasil-Vietnã