Hemoce intensifica campanha para doação de sangue

Vá ao Hemoce, doe sangue. Essa é a convocação que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) faz para a reposição e estabilização do estoque de hemoderivados no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. O terceiro trimestre é o período do ano em que ocorre diminuição no número de doações. Os casos de viroses e gripe nesse período refletem na captação de voluntários, já que estar saudável é critério para a doação de sangue.

Os critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Para manter estoques regulares de sangue e hemoderivados, o Hemoce precisa receber 250 doações diárias ou 5.500 doações mensais e trabalha para tornar as doações regulares, com a fidelização de doadores. Atualmente, o número de doações diárias varia entre 70 e 90 e o estoque está em 201 bolsas, quando o ideal são 540. Para alcançar as 5.500 doações mensais, são necessárias pelo menos 8 mil pessoas interessadas em fazer doações a cada mês, para atender com tranquilidade os agentes transfusionais. Na Capital e Região Metropolitana, o Hemoce de Fortaleza atende a 56 agências transfusionais, unidades públicas de saúde que realizam transfusões de sangue, entre elas o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o IJF, que respondem pelas maiores demandas.

Para captar doadores, o Hemoce mantém uma rotina de sensibilização de potenciais doadores, com a realização de palestras em empresas, universidades, igrejas, entre outras instituições, e desenvolve o programa “Doadores do Futuro”, em escolas públicas e particulares, para esclarecer crianças e adolescentes sobre a doação de sangue. A Caravana da Solidariedade é outra estratégia para garantir as doações necessárias. Uma unidade móvel do Hemoce transporta grupos de pessoas interessadas em fazer doações até a sede do hemocentro para a realização da coleta. A Caravana da Solidariedade pode ser agendada pelo telefone 3101.2300 por grupos de amigos, colegas de trabalho, igrejas, faculdades e outras instituições. O Hemoce também mantém um calendário de coletas externas em espaços públicos, mas que também podem ser agendadas por shoppings, bancos, igrejas, clubes etc. As parcerias têm sido fundamentais para a manutenção dos estoques do Hemoce.

As pessoas interessadas em fazer doações de sangue também podem se dirigir diretamente ao Hemoce. O Serviço de Agendamento de Doadores de Sangue está disponível pelo número 3101.2284, de segunda a sábado, das 8 às 16 horas. A coleta é feita das 7h30min às 16h30min durante a semana e, das 8 às 15 horas, aos sábados. Para doar basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 18 e 65 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho.

Fonte: Sesa