Fortaleza: Audiência pública debaterá exploração sexual infantil

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), por iniciativa presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Eliana Gomes (PCdoB), realizará, na próxima sexta-feira, 18 de maio, Audiência Pública para debater a exploração sexual de crianças e adolescentes em Fortaleza. A atividade faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, exaltado na data.

Eliana Gomes discutirá com os convidados os dados revelados pela investigação produzida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Fortaleza, a qual foi relatora. O documento começou a ser produzido em maio do ano passado e mapeou a situação da exploração sexual na Capital, já tendo sido entregue à Polícia Federal, à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e o Ministério Público do Ceará, que conduzirão os processos criminais e dirigirão a segunda parte do trabalho de investigação nos pontos de exploração da cidade.

Foram convidados para audiência a Prefeita Luizianne Lins, a Representante da UNICEF no Brasil, Gary Stahl, a Coordenadora da UNICEF no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes, a Presidenta da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania, Dra. Zelinda Cohen, o Secretário de Segurança Pública do Ceará, Cel. Francisco Bezerra, a Titular da Delegacia de Combate a Exploração de Crianças e Adolescentes, Ivana Maria Timbó, o coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-CE), Clézio Freitas, o Juiz da Infância e da Juventude, Dr. Manuel Clisdenes, o Coordenador Estadual de Políticas Públicas de Juventude, Ismênio Bezerra, e Coordenador de Políticas Públicas de Juventude do Município, Afonso Thiago.

Dados

Os estudos de campo realizados tiveram como objetivo principal entender a dinâmica social dos diferentes locais de Fortaleza ligados à prática da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. A investigação revela não só os lugares onde está concentrada a exploração sexual, como também se comporta, caracteriza por pólos territoriais. Destaque para a incidência do problema na periferia, onde se centraliza a prática voltada para o público “interno”, ou seja, habitantes de Fortaleza.

Os números de estabelecimentos comerciais, entre eles bares, restaurantes, hotéis, motéis, pontos de taxi e postos de gasolina, e territórios onde se concentram a exploração, estão evidenciados no quadro abaixo, com destaque para “epidemia” na Barra do Ceará, com 22 pontos de exploração, e a Praia de Iracema, com 12.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)