Entidade apoia diálogo sírio e recusa escudo antimíssil

A Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) pronunciou-se nesta quarta (16) em uma declaração por um diálogo nacional inclusivo na Síria e contra a construção unilateral do escudo antimíssil estadunidense na Europa.

A OTSC exorta a buscar uma saída político-diplomática ao diferendo sírio, ao fim das hostilidades para dar passo a um diálogo nacional, sem intromissão estrangeira, a respeitar a soberania de Damasco e a aprofundar o processo de reformas desta nação.

Assim mesmo, o documento expressa apoio ao plano do enviado da ONU e Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan.

O texto também adverte que a comunidade internacional deve contribuir para que o Médio Oriente de nenhuma forma se converta em fonte de desafios para a estabilidade e a segurança, a não proliferação e ou diálogo entre civilizações.

Por outro lado, a declaração estima que o deslocamento unilateral do escudo antiaéreo norte-americano na Europa, sem garantias jurídicas de que nunca se dirigirá contra este país, pode atingir a segurança internacional.

Assim, a OTSC, formada por Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão, pronuncia-se pela cooperação com a Organização do Tratado do Atlântico Norte na esfera político-diplomática para combater ameaças e perigos.

As duas partes devem renunciar mutuamente às tentativas de garantir sua própria defesa, a costa da segurança de outros estados, assinala ou documento aprovado esta jornada não Kremlin.

O presidente russo, Vladimir Putin, considerou que a OTSC, ao celebrar 10 anos de fundada, deu um salto qualitativo e chamou a consolidar nela a coordenação de temas da situação na areia internacional.

A reunião da OTSC foi seguida pela cúpula informal da Comunidade de Estados Independentes que abordou ou processo de ratificação de seu acordo de livre comércio, assinado aqui em outubro passado e só ratificado por Rússia atei agora.

Com Prensa Latina