Atentado terrorista na Colômbia é condenado por Chávez

O presidente Hugo Chávez condenou o atentado terrorista realizado nesta terça-feira (15) na Colômbia solidarizando-se com o povo colombiano e familiares das vítimas. Uma bomba de alta potência explodiu em um ônibus e provocou a morte de duas pessoas e 48 feridos. O alvo da ação era o ex-ministro do Interior durante o governo de Álvaro Uribe, Fernando Londoño, que saiu ferido, mas está estável.

Uma bomba explodiu em Bogotá deixando duas pessoas mortas e 48 feridos; não se sabe quem é
o autor da ação/ Foto: Reuters

"O presidente da República Bolivariana da Venezuela, comandante Hugo Chávez, em nome do povo venezuelano e do seu governo, expressa a sua mais firme condenação ao atentado terrorista ocorrido na terça-feira, 15 de maio, na cidade de Bogotá, capital da irmã República da Colômbia, causando a morte de cidadãos inocentes e deixando um saldo de dezenas de feridos", refere a nota oficial divulgada nesta quarta-feira (16).

O documento, emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Venezuela diz que Caracas fez "chegar as condolências aos familiares e amigos das vítimas, assim como a todo o povo colombiano que hoje a guarda está de luto por este lamentável acontecimento".

"O presidente Hugo Chávez estende a sua mensagem de solidariedade ao presidente Juan Manuel Santos e reitera a vontade de continuar a consolidar as históricas relações de irmandade colombo-venezuelanas, garantir a paz, estabilidade e bem-estar para os (nossos) povos", conclui.

Além de Chávez, os presidentes do Equador, Rafael Correa; do Peru, Ollanta Humala; do México, Felipe Calderón e do Chile, Sebastián Piñera também condenaram os atentados.

"Não sabemos quem está por trás deste atentado. Seguimos investigando", disse o presidente Juan Manuel Santos em mensagem ao país após reunião do Conselho de Segurança.

Com informações do RTP e da TeleSUR