Lucia critica postura antidemocrática da base aliada de prefeito

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) criticou a postura da base aliada do prefeito Amazonino Mendes que derrubou, nesta terça-feira (15), durante votação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vários requerimentos de sua autoria.

Para Lucia Antony, a bancada governista agiu de forma antidemocrática ao brecar seus requerimentos, que em sua maioria convocava secretários para prestar esclarecimentos sobre atos de suas respectivas pastas. “Eles querem tolhir o debate. Se não querem fiscalizar, é uma decisão de cada um deles. Porém, eles não podem proibir os outros membros da Casa de cumprir com suas funções parlamentares”, afirmou.

Entre os requerimentos “barrados” estavam os que convocavam os secretários Marcelo Dutra, da Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Mauro Lippi, da Semed (Secretaria Municipal de Educação), José Aparecido dos Santos, da Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Pública), Amércio Gorayeb, da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) e Alfredo Paes, da Semef (Secretaria Municipal de Finanças). Além destes requerimentos, um outro que pede a vinda do titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Francisco Deodato, recebeu pedido de vistas por parte do vereador governista Luiz Alberto Carijó (PDT).

No caso dos titulares da Semed e da Semsa, a parlamentar queria explicações sobre os contratos de locação de veículos com a empresa Millennium Locadora, sobre os quais existem suspeitas de surperfaturamento levantadas pelo Ministério Público de Contas (MPC).

Lucia Antony queria também ouvir os esclarecimentos de Marcelo Dutra sobre a política de arborização urbana de Manaus, de Alfredo Paes sobre a terceirização da gestão das Unidades Básicas de Saúde da Família em Manaus, em particular, sobre a viabilidade econômica e financeira do contrato de terceirização, de Américo Gorayeb sobre a demora nas obras do Mercado Adolpho Lisboa, e de José Aparecido sobre a portaria que abriu caminho para a privatização do lixo em Manaus.

A base do prefeito ainda derrubou um pedido de audiência pública solicitado pela líder do PCdoB para debater a qualidade do asfalto e os serviços de tapa buraco na cidade.

Assessoria de Imprensa