UGT inicia campanha contra juros do cartão de crédito

Centenas de trabalhadores protestaram na manhã desta quarta-feira (9), contra os juros abusivos dos cartões de crédito. O ato foi em frente a uma operadora de crédito internacional,  na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo (SP). Segundo a União Geral dos Trabalhadores (UGT), que mobilizou os manifestantes, o juros chega a comprometer 50% do orçamento familiar. Haverá novo protesto durante a tarde, no Viaduto do Chá.

A manifestação faz parte de uma campanha da UGT, que representa 7 milhões de trabalhadores em todo o país, contra os altos juros cobrados pelos cartões de crédito com o objetivo de alertar a sociedade para os juros exorbitantes cobrados por essas empresas financeiras.


Protesto contra juros reúne cerca de 500 pessoas /  fotos: divulgação UGT
 

Dados da Associação Nacional dos Executivos de Finança apontam que as empresas de cartões de crédito adotam taxas médias mensais no crédito rotativo de 10,69%, o que equivale a 238,3% ao ano, chegando em alguns casos a números estratosféricos de mais de 400% ao ano.

Para o presidente da central, Ricardo Patah, “o mais importante é utilizar o cartão à favor do trabalhador e da trabalhadora. Compre o que se pode pagar”, aconselha. “Se uma pessoa fizer uma compra e depois parcelar em algumas vezes, e depois não conseguir pagar, por qualquer motivo, no segundo mês, quando for pagar no 3º, 4º mês, os juros vão ser tão elevados que os juros vão ser mais alto que o próprio valor da mercadoria. Muita gente está enterrada, literalmente, em dívidas, por conta desse cartão”, acrescenta.

A central vai distribuir 1 milhão de cadernetas para que os trabalhadores planejem melhor seus gastos. Além disso, pretende divulgar um levantamento para orientar o trabalhador para que ele possa, a partir das taxas de juros divulgadas, escolher a que melhor convém.

“Ele pode sair de uma taxa de 9% de instituição bancária e ir para uma de 20% sem estar sabendo”, alerta Canindé Pegado, secretário geral da UGT.


A UGT reintera que vê como saudável a concorrência bancária na oferta de menores juros e entende que essa medida deve se estender também aos juros cobrados pelos cartões de crédito, que vêm devastando o salário dos trabalhadores.

Durante a manifestação, foi montada uma guilhotina simbolizando o drama dos consumidores endividados com os cartões de crédito.

Com UGT