EUA: Santorum declara apoio a Romney nas prévias republicanas

O ex-pré-candidato republicano à Presidência dos EUA, Rick Santorum, anunciou apoio a seu antigo adversário e provável escolhido do partido para as eleições americanas, Mitt Romney, na noite de segunda-feira. O apoio vem após uma campanha interna na qual Santorum não poupou críticas ao agora ex-adversário.

Santorum disse em comunicado que os dois têm diferenças, mas que saiu de um encontro com o ex-governador de Massachusetts, na semana passada, impressionado com o "profundo conhecimento" de Romney sobre economia e questões familiares centrais para a campanha.

"Acima de tudo, nós dois concordamos que o presidente (Barack) Obama precisa ser derrotado. A tarefa não será fácil. Vamos precisar de todas as mãos para que o nosso candidato seja vencedor", disse Santorum, depois de passar a pré-campanha atacando Romney, na disputa interna da legenda republicana.

"O governador Romney será esse candidato e ele tem o meu endosso e o meu apoio para vencer a eleição mais importante da nossa vida", disse. Durante a disputa com Romney, Santorum chegou a classificá-lo como o pior republicano dos EUA a desafiar Obama.

Mas os dois se reuniram na última sexta-feira no escritório do estrategista de Santorum, e Romney parece que procurou tranquilizá-lo sobre suas credenciais conservadoras.

Com agências