Comunistas celebram na Rússia centenário do Pravda

O líder do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) Guenadin Ziuganov, presidiu neste sábado (05) a solenidade político-cultural pelo centenário do jornal Pravda, no Palácio dos Sovietes.

Ziuganov salientou o papel desse jornal, fundado por Vladimir Ilich Lênin em 05 de maio de 1912. Em sua fase inicial o jornal era financiado pelas contribuições dos trabalhadores, e sobreviveu a várias lutas antes de se tornar órgão oficial do Partido Comunista, após a Revolução de Outubro.

O secretário-geral do PCFR disse que o jornal, fundado em São Petersburgo sempre abriu espaço para debates. O Pravda sempre esteve ligado aos acontecimentos de nossa nação e personalidades importantes nele publicaram artigos, incluindo Yevgeny Primakov, que era Ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro e deu-lhe o seu próprio estilo, reconheceu em uma saudação o presidente russo, Dmitri Medvedev.

Em suas páginas havia espaço para discussão de temas de relações internacionais, lembra em sua carta o estadista. Por sua parte, o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, também enviou uma mensagem de congratulações na qual recordou que o Pravda plasmou os momentos relevantes da história da Rússia e ganhou a reputação como um dos mais importantes jornais.

Como parte da comemoração dos 100 anos do órgão oficial do PCFR, foi colocada uma oferenda floral no túmulo do Soldado Desconhecido e, em seguida, uma delegação de veículos de imprensa de partidos comunistas de 50 países visitaram os escritórios e a redação do jornal .

A delegação é composta por representantes da Hungria, Brasil, Portugal, Cuba, Chile, Índia, Chipre, Bulgária, República da Coreia, o Uzbequistão, Laos e Vietnã, entre outros.

O coral de música e dança do Ministério do Interior animou a noite cultural, durante a qual as mensagens de congratulações foram lidas a partir de diferentes partidos comunistas do mundo. Para o domingo, estão programadas mesas redondas sobre a imprensa partidária comunista e a luta dos comunistas nas condições atuais como parte das comemorações do referido centenário.

Prensa Latina